Linhas de Elvas
Nutriprado
Alentejo 2020 - Projectos aprovados
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Oficina juntou interessados pelo Cantochão

04 Junho 2016

Dezenas de pessoas participaram sábado, dia 4, na Oficina de Cantochão que se realizou na Biblioteca Municipal de Elvas, numa organização da Autarquia local.
A iniciativa foi ministrada pelo professor Luís Henriques e os interessados puderam aproveitar esta oportunidade, independentemente de terem ou não formação musical, dado que a actividade não incidiu apenas sobre a leitura musical dos manuscritos, englobando também a sua interpretação codicológica, uma análise litúrgica dos mesmos e ainda uma leitura contextual e enquadramento da fonte no cerimonial para que o livro foi concebido.
A Oficina de Cantochão teve como objectivo promover o contacto com as fontes musicais actualmente conservadas na Biblioteca Municipal de Elvas, mais concretamente os livros de coro contendo as rubricas musicais para o Ofício (Antifonários) e a Missa (Graduais), pretendendo-se assim a divulgação deste património musical através de uma abordagem prática.
O orador é doutorando em Música e Musicologia na Universidade de Évora (UÉ), sendo mestre em Ciências Musicais pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Musicologia pela UÉ.
O Cantochão é o canto litúrgico tradicional da Igreja católica, sem grandes variações, conhecido também como Canto Gregoriano.