Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Baena, Córdoba

Tamboradas, uma alternativa para acompanhar na Semana Santa

A celebração consiste numa batalha de tambores, que são tocados por quase 600 judeus, que se dividem em dois grupos: coliblancos e colinegros dependendo da crina das suas vestimentas.

16 Abril 2019

As Tamboradas são umas festas regionais que se celebram na Semana Santa na localidade de Baena (Córdoba). A celebração consiste numa batalha de tambores, que são tocados por quase 600 judeus, que se dividem em dois grupos: coliblancos e colinegros dependendo da crina das suas vestes.

O nome peculiar que recebem estes tambores é Pellicas. A música que fazem com eles conseguiu uma candidatura por parte do Consorcio Nacional de los Pueblos del Tambor y el Bombo de España, para poder ser assim incluída na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O presidente da localidade afirma que o feriado está em processo para que seja declarado Interesse Turístico Internacional. São sete as irmandades encarregadas de recorrer a localidade carregando nos ombros os passos e proporcionando um grande espectáculo digno de ver por todos os espectadores.

Outro dos eventos que se realizam durante estes dias são os desfiles nos quais os membros das irmandades representam cenas bíblicas. Especialmente apelativa e destacável é a noite de Quinta-feira Santa, na qual cada irmandade se veste de uma cor diferente, o que proporciona que a localidade seja um grande espectáculo de cor e alegria.

Estas festas de Baena podem ser uma alternativa aos típicos passos da Semana Santa de cidades como Sevilha ou Ávila devido à sua grande originalidade. À tradição destas celebrações soma-se a criatividade atractiva dos habitantes de Baena para tentar aportar uma experiência única em cada ato.

Texto elaborado e traduzido pelos alunos Danyelle Sánchez, Diego Páez, Jorge García, David Dorado e Rubén Siles da Universidad Carlos III de Madrid