Linhas de Elvas
Elióptica Junho 2018
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Teatro Romano Mérida
Linhas Rádio
Teatro Romano Mérida
Assine Já
Américo Nunes
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio

Falta de investimento espanhol compromete comboio

O Tribunal de Contas Europeu considera um falhanço a ligação ferroviária de alta prestação planeada entre Lisboa e Madrid

28 Junho 2018

Segundo a notícia avançada esta quinta-feira pelo jornal Diário do Sul, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) considera um falhanço a ligação ferroviária de alta prestação planeada entre Lisboa e Madrid pela falta de investimento Espanhol, o porto de Sines continua a ser a esperança.

Ao que parece, e apesar de em Portugal a ligação entre Évora e a fronteira do Caia estar a ser construída, do lado vizinho a linha acaba a cerca de seis quilómetros do território Português.

Assim, com as linhas de alta velocidade a deixarem de ser uma prioridade em Espanha e com a Comissão Europeia sem meios para forçar a continuidade dos projectos, o co-financiamento da UE segue “mais magro” e focado apenas nas mercadorias.

A linha de Évora-Mérida, que a Europa considera de grande importância pela união com o Porto de Sines, muda agora de cara. O Governo diz que nunca foi de seu intuito preparar uma linha de alta velocidade, negligenciando o anterior projecto e apontando definitivamente o troço para uma linha de mercadorias, que cumpra os padrões de desempenho de infraestrutura ferroviária principal da Rede Transeuropeia de Transportes.