Linhas de Elvas
Elióptica Junho 2018
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Linhas Rádio
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Linhas Rádio
Américo Nunes

Reguengos de Monsaraz

Aurea, Ana Bacalhau, Bárbara Bandeira, Dora Maria e Pete Tha Zook nas Festas de Santo António

As Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, vão decorrer entre os dias 8 e 13 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições.

30 Maio 2018

As Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, vão decorrer entre os dias 8 e 13 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições.
A banda sonora das festividades em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra concertos com Aurea, Ana Bacalhau, Barbara Bandeira, Função Públika, Dora Maria, Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Pete Tha Zook e Eddie Ferrer.
O programa terá ainda as tradicionais marchas populares e a quarta edição da feira de vinhos ViniReguengos, onde poderão ser degustadas dezenas de marcas de vinhos portugueses.
A inauguração das Festas de Santo António vai decorrer no dia 8 de Junho, às 18,30h, seguindo-se o concerto com Ana Bacalhau, às 22,30h, no palco principal. Celebrizada como vocalista do grupo Deolinda, Ana Bacalhau lançou, no final do ano passado, o primeiro disco a solo, “Nome Próprio”, com influências no fado, no folclore e na pop, e que conta com canções escritas por Samuel Úria, Jorge Cruz, João Monge, Francisca Cortesão, António Zambujo, Nuno Prata, Afonso Cruz, Nuno Figueiredo, Carlos Guerreiro, Márcia e Capicua. A partir da meia-noite, o palco será ocupado pelo Reguengos Emotions e as actuações de Eddie Ferrer e do Dj Mikas.
No dia 9 de Junho, pelas 10 horas, inicia-se, no Centro Hípico Municipal, uma prova equestre do Campeonato de Ensino. O Pavilhão Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe a final da Taça Nacional de Sub-16 masculinos em basquetebol, disputando-se, às 15 horas, um jogo entre as equipas vencedoras da zona norte e do arquipélago da Madeira e, às 17h, entre a equipa vencedora da região sul contra a representante do arquipélago dos Açores.
Pelas 18 horas decorre a Color Run em Família e às 22,30h, no Parque de Feiras e Exposições, actua Aurea, que vai apresentar o novo disco “Confessions”. A cantora estreou-se em 2010 com um álbum homónimo que atingiu a dupla platina, em 2011 editou um disco ao vivo gravado no Coliseu de Lisboa, no ano seguinte lançou “Soul Notes” e há dois anos gravou nos Estados Unidos da América o álbum “Restart”. Com uma forte influência na música soul, Aurea conquistou o público com temas como “Busy (for me)”, “Nothing left to say” e “Okay allright”.
A segunda noite das Festas de Santo António vai ter, a partir da meia-noite, a actuação de Pete Tha Zook, um dos mais requisitados e bem-sucedidos dj’s portugueses, com uma carreira em contínua ascensão no mundo. Do seu extenso currículo fazem parte palcos como o do Festival Sudoeste e RFM Somnii, em Portugal, bem como o Pacha de Floripa, o Privilége de Búzios, o World Dj Festival em Seoul, Le Net de Pequim, o Mad Club na Suíça, o Arkadia de Miami, o Zouk Club de Singapura e o Hyde de Hong Kong, entre muitos outros.
Pete Tha Zouk, 37º dj mundial segundo o DJ Mag Top 100, é um entertainer que comunica com o público, levanta os braços, dança com a pista, canta os temas mais vocais, levando as pessoas de mãos no ar a dançar ao ritmo de sons que vão desde o house vocal ao bassline house, quer seja um hit ou uma faixa mais alternativa. A fechar a noite sobe à cabine o dj Triple M que vai apresentar um set focado na música house.
O programa das festividades continua no dia 10 de Junho, às 9 horas, com o passeio de motas clássicas pela rota “Caminhos d’Outrora”. À mesma hora realiza-se o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar da Taça Nacional de Sub-16 masculinos em basquetebol e às 11 horas disputa-se a final.
Também às 11 horas decorre o desfile de fanfarras de bombeiros voluntários pelas ruas da cidade e pelas 17h haverá uma prova de perícia de motas clássicas. A Praça de Toiros José Mestre Batista recebe, às 18h, uma corrida de toiros com os cavaleiros Pablo Hermoso de Mendonza, João Moura e João Moura Caetano. Os forcados de Monsaraz e de Montemor-o-Novo vão pegar toiros da ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura.
Durante a noite, no palco das Festas de Santo António, a partir das 22 horas, vão ouvir-se as músicas de Bárbara Bandeira, que há poucas semanas conquistou o Globo de Ouro na categoria Revelação. Com 16 anos de idade, Bárbara Bandeira é conhecida por músicas como o seu primeiro single, “Crazy”, “És tu” e o novo tema “A última carta”. A partir da meia-noite sobe ao palco o cantor Miguel Azevedo.
No dia 11 de Junho, às 22 horas, haverá o espectáculo “Encontros”, em que a fadista Dora Maria convidou para actuar Fernando Pereira e Ana Lains. Após o primeiro disco, “Mar de tanto amar”, a fadista lançou o mais recente álbum “Encontros”, que contou com produção de José Cid e direcção musical de Custódio Castelo. A noite vai terminar com o baile de Santo António e a actuação do grupo Sons e Tons.
No dia 12 de Junho, pelas 21 horas, actua o Grupo de Dança Inclusiva do Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se, uma hora mais tarde, o desfile e actuação das tradicionais marchas populares. Este ano poderão ser apreciadas a Marcha Infantil do Jardim de Infância e das Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil das Actividades de Animação e Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil dos Alunos do 4º Ano da Escola Básica nº 2 de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil do Projecto Criar Futuro e as marchas de adultos do Câmara Reguengos Clube e da Associação Arte and Heart.
À meia-noite haverá um espectáculo pirotécnico e 15 minutos depois sobe ao palco a banda Função Públika, que actua pelo sexto ano nas Festas de Santo António. Pioneira na introdução do palco móvel em camião, equipado com sistemas de luz/multimédia e ecrãs de alta definição, esta banda apresenta um espectáculo de quase quatro horas com um grupo de bailado e um repertório variado de tributos a artistas nacionais e internacionais.
No dia 13 de Junho, dia de Santo António, o programa das festividades inicia-se às 10 horas com a cerimónia do içar das bandeiras. Pelas 10,30h concentram-se, na Praça da Liberdade, as Imagens dos Padroeiros das Comunidades Cristãs do concelho, seguindo-se, meia hora depois, a Eucaristia.
A última noite das Festas de Santo António será preenchida, pelas 21,30h, com outro desfile e actuação das marchas populares, seguindo-se, às 23 horas, o espectáculo “Santo António a Cantar”, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e os convidados Pedro Mestre, Celina da Piedade, Vitorino, Janita Salomé e Pedro Calado.

ViniReguengos apresenta mais de duas dezenas de produtores de vinho

Durante as Festas de Santo António, de 8 a 10 de Junho, o Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições vai receber a quarta edição da ViniReguengos. Nesta feira de vinhos poderão ser apreciadas referências de vinhos de mais de duas dezenas de produtores nacionais.
O programa da ViniReguengos propõe, no dia 8 de Junho, às 21 horas, um showcooking com o chef Vitor Costa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. No dia seguinte, às 10h, tem início um colóquio promovido pela EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo sobre a cultura do vinho e o consumo responsável e moderado do vinho pelos jovens, entre as 14h e as 17h a feira de vinhos será visitada por profissionais das áreas da restauração e bebidas, hotelaria, produtores, jornalistas e comunicadores especializados nos sectores do vinho, gastronomia e turismo e às 15,30h decorre um workshop de iniciação à prova de vinhos. A partir das 21 horas realiza-se um showcooking com a chef Maria Correia, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No dia 10 de Junho, às 15,30h, haverá uma prova de vinhos da região de Lisboa, nomeadamente da Cidade Europeia do Vinho 2018 - Torres Vedras e Alenquer, e às 21 horas um showcooking com a chef Maria Correia.
No Parque de Feiras e Exposições haverá também ao dispor dos visitantes várias tasquinhas e bares.
Os bilhetes para as Festas de Santo António custam quatro euros nos dias 8 e 9 de Junho. Poderá também ser adquirida a pulseira jovem (até aos 29 anos), que, pelo valor de quatro euros, dará acesso a todos os espectáculos, assim como o bilhete único, que custa cinco euros. Os munícipes com Cartão Social têm entrada grátis.