Linhas de Elvas
Elióptica Regresso às Aulas
Nutriprado
Bricoelvas
Liberdade Branco
Bricoelvas
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

APPACDM cria material de estimulação cognitiva

Saiba tudo sobre o projecto que faz nascer equipamento para instituições, pais e terapeutas

29 Maio 2018

Ermelinda Borrega, coordenadora do Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM de Elvas, explica que este projecto “está integrado nas actividades socialmente úteis, as ASUS, que são comuns a todas as instituições que tenham Centro de Actividades Ocupacionais”, tendo como objectivo desenvolver actividades para a comunidade, “se possível sempre pré-profissionais”.

Ainda que as ASUS sejam transversais a várias instituições, poucas utilizam esse tempo como a APPACDM de Elvas, ali, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, nascem verdadeiras obras criadas por vários utentes.

Esta semana o Linhas teve oportunidade de assistir à produção de material “de estimulação cognitiva”, nascido da fusão entre, a “experiência adquirida pelo trabalho com pessoas portadoras de deficiência de várias faixas etárias”, e a “falta de materiais adaptados acessíveis a toda a comunidade”. Assim, profissionais e utentes deitaram mãos à obra e começaram a produzir materiais que eram necessários para a própria instituição mas que também pudessem servir para outras instituições, pais ou terapeutas.

Sobre o material em si, Ermelinda Borrega sublinha que é “visualmente agradável, muito estimulante a nível sensorial e que aborda diferentes áreas, nomeadamente da memória, do raciocínio, da lógica”. São jogos de associações com diferentes formas, cores e imagens, “particularmente dirigidos à primeira infância” mas que podem ser aplicados a pessoas adultas com necessidades especiais.

Todo o material produzido vai estar em exposição na Feira da Criança, de 30 de Maio a 1 de Julho, para que todos possam adquirir no local ou encomendar.

Para saber mais sobre a APPACDM ou para encomendar material clique aqui.


“tentamos sempre inovar, mostrar o nosso trabalho, as capacidades e as aptidões dos utentes” Ermelinda Borrega

Utentes produzem material de estimulação cognitiva

APPACDM ELVAS

APPACDM ELVAS

APPACDM ELVAS

APPACDM ELVAS

APPACDM ELVAS

APPACDM ELVAS