Linhas de Elvas
Elióptica Regresso às Aulas
Nutriprado
Bricoelvas
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Bricoelvas

Higiene postural em foco em Avis

A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, realizaram nos dias 9, 16 e 18 de Maio quatro sessões sobre Higiene Postural.

22 Maio 2018

A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, realizaram nos dias 9, 16 e 18 de Maio quatro sessões sobre Higiene Postural.

As iniciativas foram direccionadas à comunidade escolar, do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Avis. As sessões, que foram desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis e contaram com a participação de 69 alunos e quatro professores.

A  boa higiene postural é conseguida mantendo-se uma posição correta, quer nas crianças quer nos docentes, quer em contexto de aula ou em outras actividades durante o dia. Tiveram estas sessões como objectivo consciencializar professores e alunos sobre a temática.

Nestas quatro sessões  foi feito o ensinamento aos alunos  de como transportar correctamente o material escolar e como deve ser usada  a mochila,  dando especial enfoque aos seus  ajustes. Aos professores  foi transmitida a forma acertada de transportar e manusear material escolar volumoso e ou pesado,  para evitar o surgimento de problemas na coluna vertebral, situações comuns nos adultos e que poderão ser evitados através de um adequado e precoce aconselhamento.

As barreiras arquitectónicas, as características do mobiliário escolar e a sua adaptação individual, foram outras temáticas abordadas.

No final de cada sessão, além da entrega de folheto/guia para servir como ferramenta de trabalho entre os professores e alunos, foi solicitado à comunidade escolar que respondesse a um teste para aferir a aquisição dos ensinamentos transmitidos. Os resultados corresponderam ao esperado, tendo os alunos e professores retido a informação.