Linhas de Elvas
Elióptica Regresso às Aulas
Nutriprado
Bricoelvas
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Américo Nunes
Bricoelvas
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17

Salvatierra de los Barros

Treze olarias do Centro Oleiro de São Pedro do Corval na 24ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro

São treze as olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval que vão participar na 24.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorre de 24 a 27 de Maio, em Salvatierra de los Barros, na Extremadura.

18 Maio 2018

São treze as olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval que vão participar na 24.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorre de 24 a 27 de Maio, em Salvatierra de los Barros, na Extremadura.

Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval une os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

Para além das olarias de S. Pedro do Corval, participam nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro mais 12 olarias portuguesas, nomeadamente de Algés, Queluz, Cacém, Vila Nova de Milfontes, Caldas da Rainha, Assafora, Mourão, Valongo do Vouga, Baixa da Banheira, Santa Catarina, Amares e Coimbra. Este evento transfronteiriço de promoção cultural e turística é organizado em anos alternados em cada município para valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

O programa da 24ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro abre na quinta-feira, dia 24 de Maio, às 18h, com a cerimónia de inauguração, visita aos stands e à Ermida dos Mártires. Na manhã de sexta-feira decorre uma gincana fotográfica, às 16h haverá uma festa zumba e à noite realiza-se um concerto com a Banda de Música Municipal de Salvatierra de los Barros.

No dia seguinte, 26 de maio, às 12h, têm início as jornadas técnicas que vão analisar o sector da olaria e às 12h30 haverá um showcooking com Domingo Álvarez Zambrano sobre cozinhar em peças de barro. Entre as 12h e as 14h realiza-se um workshop de olaria para crianças, segue-se às 16h30 um concerto com a Banda e o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense e pelas 17h30 atuam os grupos Dance Forever e Dance Forever Junior. Às 18h30 realiza-se um jogo de futebol entre equipas do clube local, o Club Deportivo Alfar Salvatierra, e a fechar, pelas 23h, decorre o espectáculo de luzes “Noche en colorado”.

O último dia da Festa Ibérica da Olaria e do Barro terá a partir das 12h a segunda parte das jornadas técnicas, também ao meio dia haverá um workshop para crianças sobre decoração e pintura de peças de olaria, fechando o programa com a entrega de prémios do jogo de futebol e da gincana fotográfica