Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Junho 2018
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Bricoelvas
Teatro Romano Mérida
Américo Nunes
Sanielvas 358x90 - Nov17
Teatro Romano Mérida
Assine Já
Linhas Rádio
Bricoelvas

Alta velocidade entre Lisboa e Madrid confirmada pela Comissão Europeia

Garantia foi dada pelo porta-voz da Comissão Europeia para a pasta de transportes, Enrico Brivio, ao semanário "SOL".

17 Março 2018

O porta-voz da Comissão Europeia para a pasta de transportes, Enrico Brivio, garantiu ao “SOL” que o lançamento do concurso para a construção do troço entre Évora e Elvas, numa extensão de quase 100 km, e o começo dos trabalhos do troço Elvas/Caia - mais 11 km - fazem parte do projecto de linha de alta velocidade entre Lisboa (Poceirão) e Madrid.
Enrico Brivio admitiu que esta ligação, apesar de ser lançada inicialmente para transporte de mercadorias, poderá ser usada também para transporte de passageiros.
“As ligações ferroviárias devem ser utilizadas com a maior eficiência possível”, disse ao “SOL”, acrescentando que “o uso para comboios de mercadorias e de passageiros depende das capacidades efectivas disponíveis e dos serviços operados”.
O responsável lembrou ainda que as linhas ferroviárias “são limpas, seguras e potencialmente eficientes na movimentação de pessoas e bens numa longa distância”, no entanto, “devido à concorrência dos outros meios de transporte, só podem competir através de tempos de viagem mais curtos”.
A verdade é que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, já garantiu que a ligação está a ser feita sobretudo com uma orientação estratégica para reforço do transporte de mercadorias, mas, em entrevista ao “Público”, considerou “natural” que passem comboios de passageiros, uma vez que, no seu entender, “não fica ocupada o dia inteiro”.