Linhas de Elvas
Elióptica Regresso às Aulas
Nutriprado
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Américo Nunes
Linhas Rádio
Bricoelvas
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Media: Grafismo e design jornalístico

Fotografia do Região de Leiria distinguida pela Society for News Design

A imagem retrata o sofrimento das populações do norte do distrito de Leiria, no mais trágico incêndio florestal de que há memória em Portugal.

26 Fevereiro 2018

A imagem retrata o sofrimento das populações do norte do distrito de Leiria, no mais trágico incêndio florestal de que há memória em Portugal.


Num concurso que premiou alguns dos mais prestigiados títulos da imprensa norte-americana – como é o caso do New York Times, que conseguiu o ouro na categoria de retrato, ou do The Washington Post ou do Los Angeles Times – o semanário REGIÃO DE LEIRIA foi premiado com a medalha de prata na categoria de Breaking News – Fotografia.

O Los Angeles Times venceu esta categoria, sendo que o REGIÃO DE LEIRIA conseguiu, tal como o The Washington Post, uma medalha de prata.

Em causa está uma fotografia da autoria de Joaquim Dâmaso que faz capa da edição de 22 de junho. Essa edição apresentou uma única fotografia que ocupou capa e contracapa. A imagem retrata o sofrimento das populações do norte do distrito de Leiria, no mais trágico incêndio florestal de que há memória em Portugal. No meio de uma paisagem de terra queimada em Enchecamas, Figueiró dos Vinhos, está uma mulher inconsolável, Maria do Rosário, 84 anos.

Esta mesma capa já tinha vencido vários prémios, incluindo o de capa do ano, no concurso ÑH2017, que distinguiu os melhores trabalhos de design jornalístico da Península Ibérica e América Latina. Desta feita foi distinguida num concurso de abrangência mundial.

Na atribuição deste prémio, o júri da Society for News Design (SND) refere que a imagem se centra “num sereno e momento pleno de significado, que tem cenário uma vasta destruição”.