Linhas de Elvas
Elióptica Abril 2018
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Linhas Rádio

Monforte

Aula de saúde aborda luta contra o cancro

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro), foi preparada, em torno da temática, uma aula aberta para toda a população.

12 Fevereiro 2018

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro), e no âmbito do plano curricular da disciplina de Saúde, leccionada na Universidade Sénior do Município de Monforte pelas enfermeiras Sandra Ideias e Aldina Rasquinho, da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), foi preparada, em torno da temática, uma aula aberta para toda a população, que decorreu no passado dia 8, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior).
Para esta iniciativa foi convidada Maria de Jesus Vieira da Silva, voluntária do Movimento Vencer e Viver do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que falou sobre a sua “história de superação do cancro”.
Acompanhada por Filipa Carrilho, funcionária do Grupo de Apoio de Portalegre, Jú Silva, como gosta de ser apelidada, fez um relato emocionante sobre a sua experiência na luta contra o cancro, que deixou todos os presentes muito sensibilizados, em particular aqueles que já passaram por situações idênticas.
Este encontro com as representantes do referido movimento serviu também para prestar alguns esclarecimentos sobre as actividades desenvolvidas pelo Grupo de Apoio de Portalegre, especificando que uma das suas principais missões é dar apoio ao doente, familiares e amigos.
A aula incluiu ainda uma sessão de sensibilização sobre a “Importância da Prevenção do Cancro”, orientada pela enfermeira Sandra Ideias, que contou com a participação de Cátia Nunes, Henrique Brás e Leonor Almeida, alunos do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre.