Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Abril 2018
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17

“Muitos terrenos continuam a carecer de limpeza”, alerta GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das acções de sensibilização que tem vindo a realizar junto da população, constatou que “muitos terrenos continuam a carecer de limpeza".

12 Fevereiro 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das acções de sensibilização que tem vindo a realizar junto da população, constatou que “muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e, assim, contribuir para a redução do elevado número de incêndios rurais”.
A força de segurança alerta para a obrigatoriedade da medida e lembra que a falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui infracção do foro contraordenacional, sendo que os seus responsáveis incorrem em coimas de 280 a 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1.600 a 120 mil euros, para pessoas colectivas.
De acordo com a GNR, a prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes.
“Uma correcta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio”, refere a força de segurança, acrescentando que “a prevenção aos incêndios rurais deve ser praticada de forma atempada e inteligente”.