Linhas de Elvas
Elióptica - A sua visão merece o melhor
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF
Sanielvas 358x90 - Nov17

Primeiro Ministro desafiou CCDRA a apresentar contributo para a Estratégia Regional para o Portugal 2030

O Comendador Rui Nabeiro passou a integrar o Conselho Regional da CCDR, enquanto individualidade de reconhecido mérito regional envolvida no desenvolvimento económico da Região, sob proposta do Presidente da CCDRA.

22 Janeiro 2018

O Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - CCDR Alentejo reuniu sexta-feira, dia 19 de Janeiro, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e da Secretária de Estado Adjunta do Primeiro Ministro, Mariana Vieira da Silva, no arranque dos trabalhos sobre a Estratégia Regional para o Portugal 2030.

O Primeiro-Ministro apresentou os quatro grandes objectivos Estratégia Regional para o Portugal 2030 e ouviu os Membros do Conselho Regional, tendo solicitado a apresentação de um contributo da Região Alentejo para enriquecer a estratégia e consolidar os objectivos para a apresentação à Comissão Europeia.

O Presidente da CCDRA, Roberto Pereira Grilo, referiu o histórico muito positivo do Alentejo em termos de implementação da política de coesão, com total absorção dos fundos europeus colocados à disposição do Alentejo; encerramento do INALENTEJO, no âmbito do QREN, com execução a 100%; resultados e impactos globalmente positivos. A alteração do perfil de especialização económica da Região é hoje uma realidade.

Neste momento de apresentação e reflexão sobre a Estratégia Nacional para Portugal em 2030, deixou ainda umas breves notas sobre o contexto macroeconómico do Alentejo, dinâmicas de desenvolvimento mais recentes e algumas expectativas futuras.

Esta reunião enquadrou-se no conjunto de audições promovidas pelo Governo com os vários Conselhos Regionais das CCDR, com o objectivo de reunir consenso em torno da proposta final a apresentar.

No encerramento da reunião, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, referiu ter-se tratado do debate regional mais temático, focado na sustentabilidade demográfica com boa ligação à sustentabilidade económica e coesão territorial.

O Conselho Regional da CCDRA é presidido por Nelson Brito, Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, sendo um órgão consultivo com competências no domínio da concertação estratégica dos diversos actores regionais, constituído pelos Presidentes das Câmaras Municipais, entidades da sociedade civil e individualidades de reconhecido mérito regional envolvidas no desenvolvimento económico da Região, bem como pelos representantes dos serviços regionais desconcentrados da Administração Central.

O Comendador Rui Nabeiro passou a integrar o Conselho Regional da CCDR, enquanto individualidade de reconhecido mérito regional envolvida no desenvolvimento económico da Região, sob proposta do Presidente da CCDRA.