Linhas de Elvas
Elióptica Junho 2018
Nutriprado
Linhas Rádio
Teatro Romano Mérida
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Américo Nunes
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Teatro Romano Mérida

Linha Évora-Elvas arranca com Mocinha satisfeito

O Governo destaca “há muitas décadas que não era construído um troço de caminho-de-ferro desta envergadura” .

03 Janeiro 2018

Segundo avança o jornal Diário do Sul, os presidentes das câmaras de Évora e Elvas manifestaram contentamento com o anúncio do lançamento dos concursos para a construção do troço entre as duas cidades da futura linha ferroviária de mercadorias entre Sines e Caia.

“Ficamos muito satisfeitos com a notícia de que o projeto vai avançar”, porque “faz falta ao Alentejo e a Évora”, afirmou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

O presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, considerou “uma excelente notícia” o anúncio feito pela IP, referindo-se a este investimento como “estruturante” para o Portugal mas  também para Espanha.  Nuno Mocinha aproveitou ainda para recordar que este projeto é também a “concretização de uma promessa” eleitoral dos socialistas, acrescentando que espera que seja lançado “rapidamente” o concurso para arranque das obras.

O Ministério do Planeamento anunciou o lançamento, no primeiro trimestre de 2018, dos concursos públicos para a construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas, integrado na ligação de mercadorias do corredor internacional sul.

Ao todo, os cerca de 100 quilómetros de linha ferroviária representa um investimento a rondar os 422 milhões de euros (264 milhões de euros são comparticipados pelo Estado – 158 milhões de euros são suportadas por fundos comunitários no âmbito do Programa Mecanismo Conectar Europa (CEF)).

.

fonte:Diário do Sul