Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Regresso às Aulas
Linhas Rádio
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Linhas Rádio
Américo Nunes

Portalegre

Futuro da antiga fábrica Robinson é discutido em Parlamento

Petição e projectos de resolução sobre a salvaguarda e valorização do património da Corticeira Robinson são hoje abordados em sessão parlamentar.

28 Novembro 2017

Hoje, dia 28 de Novembro, vai ser discutida em parlamento uma petição, bem como os projectos de resolução de PSD, PEV, PS, CDS-PP, PCP e BE sobre a salvaguarda e valorização do património da Corticeira Robinson. 

A petição “Salvem a Robinson - Património Industrial Corticeiro”, que reúne mais de quatro mil assinaturas, sendo a primeira de Luís Pargana, vereador no município de Portalegre, eleito pela CDU, tem como objectivo “salvar e valorizar” o património daquela unidade fabril.

Na sequência desta petição, os restantes partidos apresentam na Assembleia da República (AR) projectos de resolução. Entre os vários projectos, destacam-se os do  BE e CDS-PP, que, no caso do BE recomenda medidas com “carácter de urgência”, e no caso do CDS-PP recomenda um programa de recuperação, de salvaguarda e de preservação do património cultural, nomeadamente do espólio arqueológico industrial.

A fábrica Corticeira Robinson foi fundada em 1837, no coração do centro histórico de Portalegre. Em 2009, na sequência da insolvência da Sociedade Corticeira Robinson cessou a actividade industrial, mas as duas emblemáticas chaminés nunca deixaram de ser imagem de marca de Portalegre.

Hoje, é considerada um imóvel de interesse público e de património classificado, tutelado pelo Ministério da Cultura.

.

Fonte da Foto: Noticias de Castelo de Vide