acerca otoño 2
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90
Linhas PDF

Baja Portalegre 500 foi o tema da iniciativa do campeão Nuno Matos

"Fábrica de Pilotos 2" envolveu 1500 e foi um sucesso

A Fábrica de Pilotos 2, que decorreu domingo no Espaço Robinson, em Portalegre, foi um sucesso, tal como já tinha acontecido com a sua primeira edição.

16 Outubro 2017

A Fábrica de Pilotos 2, que decorreu domingo no Espaço Robinson, em Portalegre, foi um sucesso, tal como já tinha acontecido com a sua primeira edição. Organizado por Nuno Matos, actual campeão nacional de todo-o-terreno, em parceria com a Fundação Robinson, Câmara Municipal de Portalegre e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, este evento envolveu cerca de 1500 pessoas, perto de 1000 alunos de todas as escolas do Concelho de Portalegre.

Nuno Matos não teve mãos a medir já que esta 2ª edição superou as melhores expectativas. “Ao invés dos iniciais 25 trabalhos vencedores, decidi que tinha que alargar o número de vencedores", referiu o piloto. No total foram 75 as crianças que tiveram a oportunidade única de experimentar as emoções de andar ao lado de Nuno Matos no Opel Mokka Proto com o qual o piloto conquistou o título de campeão na disciplina de todo-o-terreno. Para o piloto, que dentro de dias vai participar na Baja Portalegre 500, tendo a seu lado o também portalegrense Pedro Marcão, “a qualidade dos trabalhos superou todas as expectativas e a selecção dos vencedores foi uma tarefa árdua para o júri que não quis deixar de fora projectos tão criativos e foram tantos os que se apresentaram”.

A Fábrica de Pilotos surgiu como forma de homenagear dois dos principais símbolos da cidade, a mítica Baja Portalegre 500, a mais antiga prova de Todo-o-Terreno em Portugal e para muitos a melhor Baja do Mundo e a Fábrica Robinson, icónica fábrica de cortiça da cidade que laborou quase dois séculos.

O evento acabou por ser bem mais do que um dia dirigido às crianças, foi também um dia de e para toda a família com actividades lúdicas, mas também pedagógicas a decorrer em simultâneo com os co-drives que animaram miúdos e graúdos. Jogos tradicionais e insufláveis fizeram as delícias dos mais novos.

Foi ainda possível visitar o Núcleo da Fábrica Robinson, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e participar em Workshops de cocktail’s não alcoólicos. As crianças foram ainda desafiadas a participar na iniciativa “Vem trocar um pneu” e na escolinha de prevenção rodoviária, promovida pelo programa Escola Segura da GNR.

Quatro ex-funcionários da Fábrica Robinson disponibilizaram-se para as vistas ao Espaço, num evento que contou ainda com o apoio do Agrupamento 142 dos Escuteiros de Portalegre.

O público pôde ainda assistir a demonstrações de operações de desencarceramento por parte dos Bombeiros, demonstrações de expressão corporal pelos utentes da APPACDM e espectáculos de dança com os utentes da CERCI.

Naturalmente satisfeito com o sucesso da Fábrica de Pilotos 2, Nuno Matos acrescentou que “não posso deixar de agradecer a todos os que tornaram este dia memorável: Em primeiro lugar ao público pela sua presença e depois a todas as entidades envolvidas: Fundação Robinson, a Câmara Municipal de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo, bem como a GNR, os Bombeiros Voluntários de Portalegre, a CERCI, a APPACDM, ACP e Kids Zone, não esquecendo o apoio prestados pelos Escuteiros e pelos ex-funcionários da fábrica. Sem todos vocês não seria possível”.