Linhas de Elvas
Alentejo 2020 - Projectos aprovados
Nutriprado
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Monforte

Ex-combatentes homenageados

Município homenageou Alberto José Peças (representado no acto pelo irmão, Artemiso Peças), Eliseu Martins, Ezequiel Serrano e Lomelino Ideias.

15 Setembro 2017

Integrada no programa do XIV Convívio dos Ex-Combatentes do Ultramar do Concelho de Monforte, o Município promoveu, no passado dia 9 de Setembro, uma homenagem a quatro monfortenses ex-combatentes do Ultramar condecorados com a Cruz de Guerra, nomeadamente Alberto José Peças (representado no acto pelo irmão, Artemiso Peças), Eliseu Martins, Ezequiel Serrano e Lomelino Ideias.
A sessão solene teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, para além do presidente da Assembleia Municipal, Rui Manuel Maia da Silva, do presidente e da vereadora do executivo camarário, Gonçalo Lagem e Mariana Mota, respectivamente, contou com as presenças do comandante do Regimento de Cavalaria 3 (RC3) de Estremoz, coronel de Cavalaria Paulo Ramos, de Manuel Magrinho, um dos principais organizadores do referido convívio, do pároco de Monforte, Padre Joannes, dos presidentes das Ligas de Combatentes de Portalegre, Estremoz e Sesimbra, de representantes das quatro Juntas de Freguesia que integram o Município e de outros organismos públicos e privados, de familiares e amigos dos homenageados e demais assistentes.
Após a cerimónia seguiu-se a deposição de coroas de flores nos dois Monumentos ao Combatente existentes em Monforte, a inauguração da exposição fotográfica e o almoço convívio na Sala Polivalente Municipal, durante o qual foi lançado o livro editado pela Câmara, intitulado “Memórias de um Marinheiro - Combatente e Lutador”, da autoria de Florindo Paliotes.
Entretanto, e antecedendo o início do almoço, os participantes no convívio foram convidados a assistir à apresentação pública do Clube Aventura de Monforte.
“É muito importante preservarmos a memória colectiva, recordando, em particular, episódios marcantes da nossa história que, embora não nos orgulhem, possam contribuir para que não voltem a repetir-se. A presença em Monforte de ex-combatentes não é de hoje, mas temos que constatar que foi a partir de Setembro de 2016, com as inaugurações da Sala Polivalente Municipal e dos dois Monumentos de Homenagem aos Combatentes promovidas pela Câmara e pela Junta de Freguesia, que estes grandes homens começaram a sentir-se muito melhor nesta sua casa”, disse o presidente da Autarquia, Gonçalo Lagem.