acerca el otoño
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Portalegre

Alegrete acolhe comemorações das Jornadas Europeias do Património

Portalegre associa-se às Jornadas Europeias do Património 2017, que se realizam entre os dias 22 e 24 de Setembro, em Alegrete.

15 Setembro 2017

Portalegre associa-se às Jornadas Europeias do Património 2017, que se realizam entre os dias 22 e 24 de Setembro, em Alegrete, sob o tema “Património Cultural e Natural | Lugares de Fusão”.
A iniciativa pretende sensibilizar os participantes para a importância da preservação do património, realçando as características de diferentes espaços que conservam a genuinidade tradicional do edificado, associada à beleza paisagística e à integração no Parque Natural da Serra de São Mamede.
No programa há actividades para todos os gostos e idades. No dia 22 tem lugar uma visita pelo núcleo histórico, com passagem pelo Castelo e fortificações, igrejas, torre do Relógio e ruína da Capela de S. Pedro, guiada por Ana Cristina Pais, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
Na Ermida da Nossa Senhora da Lapa, Jorge Oliveira, da Universidade de Évora, irá palestrar sobre “A Arte Rupestre da Senhora da Lapa no contexto da Arte Rupestre da Serra de S. Mamede”, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer a Ermida e a gruta.
As actividades deste primeiro dia, dedicado ao Património Cultural, culminam com um momento musical protagonizado pelo grupo de cante alentejano “Os Lagóias”.
O dia do Património Natural (23 de Setembro) começa cedo, com uma caminhada pelo “Corredor Ecológico de Alegrete” e o percurso interpretativo, orientado por Rui Quarenta e Glória Gaspar, do ICNF/PNSSM.
Segue-se a inauguração da exposição de fotografias de Natureza, de Humberto Ramos, e desenhos/ilustrações, de Quim Ferreira, que terá lugar na Casa de Apoio ao Birdwatching.
À tarde, o Castelo de Alegrete recebe uma Mostra de Produtos Identitários da região, pontuada por provas e momentos de degustação e animação diversa. O convite é para conhecer melhor a região e os seus produtores, pela mão de entidades como a Natural.pt; CIMAA - Alentejo Feel Nature; Turismo do Alentejo, ERT; Junta de Freguesia de Alegrete e produtores locais.
A 24 de Setembro, na Praça de Armas do Castelo, Ruy Ventura apresenta as “Histórias e Lendas de Alegrete”. Segue-se o encerramento das Jornadas, com o convite a todos para se associarem às Festividades Populares e Religiosas de celebração do dia de Nossa Senhora da Lapa, que terão lugar na Ermida, neste dia mais vocacionado para o Património Imaterial. Os festejos serão animados pela actuação da Banda de Alegrete, havendo ainda Procissão e Missa em Honra de Nossa Senhora da Lapa.