Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Linhas PDF

Avis inaugura ginásio e corredor pedonal e ciclável

O município de Avis inaugura sábado, 26 de Agosto, um corredor ciclável e pedonal, assim como o ginásio municipal que sofreu obras de reabilitação profundas.

23 Agosto 2017

O município de Avis inaugura sábado, 26 de Agosto, um corredor ciclável e pedonal, assim como o ginásio municipal que sofreu obras de reabilitação profundas.

A via, com uma extensão de 1000 metros, aproxima a localidade de Avis e o Clube Náutico, proporcionando mais condições de segurança e conforto a todos os que vão percorrer a pé ou de bicicleta este novo percurso.

A intervenção abrangeu uma área de 14.250 metros quadrados e passou pela construção de um percurso contínuo que acompanha o Caminho Municipal 1067-1, com introdução de árvores em caldeira, iluminação pública, sinalética vertical e mobiliário urbano, criando um meio privilegiado de circulação alternativa que proporciona uma vista privilegiada sobre a paisagem e a vila.

 A obra teve um custo de 475 mil euros com uma taxa máxima de comparticipação de 85% pelo Programa Operacional Região Alentejo (PORA), do FEDER, integrado no Eixo 7 do Programa Portugal 2020, nas medidas que visam um aumento da Eficiência Energética e Mobilidade.

 O Ginásio Municipal, integrado no edifício do Antigo Colégio, foi alvo de uma intervenção profunda reabilitação formal e funcional.

Com a construção da nova escola secundária, o edifício perdeu a sua função inicial em Junho de 1982 mas ao longo dos anos conheceu diversas utilizações além de ginásio municipal, como o ensino pré-escolar, Escola de Música do Município de Avis, CPCJ, sede de associações e colectividades, entre outras.

A intervenção global no edifício representa um investimento de 350 mil euros a que acrescem cerca de 55 mil euros referentes aos equipamentos destinados ao Ginásio Municipal, que disponibiliza espaços e materiais adequados a diversas práticas desportivas, nomeadamente uma sala de musculação ou fitness, uma sala de actividades de grupo e uma sala de cycling.

Estes dois espaços configuram uma aposta do Município de Avis na reabilitação e valorização do património existente conjugada com a promoção da prática de actividade física para a população de todas as faixas etárias.