Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
El Faro - Campanha de Verão
Elióptica 2020 - Loja Online
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
Bricoelvas
Camelo Maio 2020
Nabeirauto - Opel Mokka
Jocriauto 012020
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto - Opel Mokka

Portalegre e Castelo Branco

Distritais da JP defendem encerramento da Central Nuclear de Almaraz

A Central Nuclear de Almaraz tem sofrido sucessivos acidentes, confirmados pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha (CSN).

14 Julho 2020

A Central Nuclear de Almaraz tem sofrido sucessivos acidentes, confirmados pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha (CSN), tendo sido registado no mês passado, a 22 e 28, dois eventos de risco, com paragens automáticas do reactor como consequência de disparos da turbina originados como forma de protecção do alternador principal. Acresce ainda que a Central, refrigerada pelo rio Tejo, terminou o seu período normal e seguro de funcionamento em 2010.
As Distritais da Juventude Popular de Castelo Branco e Portalegre estão preocupadas com a saúde e bem-estar dos portugueses, principalmente com os habitantes dos seus distritos, que se encontram numa primeira linha de risco em caso de acidente.
Assim, defendendo o imediato encerramento da Central de Almaraz e frisando a incapacidade na actual gestão da situação, quer por Espanha quer pelo Governo português, que demonstra um absoluto desinteresse pelo perigo que a população enfrenta, foi solicitado ao Grupo Parlamentar do CDS que questione o Ministério do Ambiente sobre a sua posição quanto ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz.
Face ao pedido endereçado pelas estruturas de Castelo Branco e Portalegre, o deputado centrista João Gonçalves Pereira manifestou o seu apoio, informando que irá endereçar as propostas e questões quer ao Ministro do Ambiente quer ao Primeiro-Ministro.
Também o Eurodeputado Nuno Melo, questionou a Comissão Europeia sobre o alargamento do prazo de vida da Central Nuclear até 2028, pretendido pela CSN de Espanha, e sobre o cumprimento dos requisitos de segurança das directivas da UE para as questões de segurança de instalações nucleares.
As Distritais da Juventude Popular de Castelo Branco e Portalegre estão ao lado dos Portugueses, exigindo que o Governo português pressione activamente o Governo espanhol na próxima Cimeira Ibérica para que encerre a Central Nuclear de Almaraz, assumindo verdadeiramente uma estratégia que coloque as populações e o ambiente em primeiro plano.