Linhas de Elvas
Bricoelvas
El Faro - Julho 2020
Elióptica 2020 - Conselhos Oculares Lentes
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
CME Vote Roncas de Elvas
Camelo Maio 2020
Nabeirauto - 2020
Nabeirauto - 2020
Sanielvas 358x90 - Nov17

Fórum debateu a economia circular no contexto da Covid-19

A reflexão sobre a oportunidade e urgência da economia circular na retoma pós-pandemia foi o tema principal da reunião plenária do Fórum da Economia Circular do Alentejo.

09 Maio 2020

A reflexão sobre a oportunidade e urgência da economia circular na retoma pós-pandemia foi o tema principal da reunião plenária do Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), realizada online na semana passada.
Esta sessão aconteceu num momento de suspensão dos trabalhos presenciais na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e contou com a participação de mais de 30 elementos, sob a coordenação do vice-presidente da CCDR Alentejo, Jorge Pulido Valente.
O primeiro ponto da reunião foi dedicado à recolha de testemunhos dos parceiros do FECA no que respeita aos problemas, oportunidades e respostas colocados pela pandemia no que se refere à economia circular.
Para além deste tema, foram ouvidas as opiniões dos participantes sobre a temática e metodologia propostas para a realização das próximas reuniões. Todos concordaram com o formato e os conteúdos das questões a desenvolver, nomeadamente:
- O que deve mudar na estratégia regional para a economia circular, no contexto da pandemia?
- Que problemas e respostas específicas surgiram nas economias locais, em resultado da pandemia, e que lições podemos retirar dessas experiências para a retoma?
- Como pode a economia circular aumentar a resiliência e a sustentabilidade dos territórios?
- Como podemos capacitar o cidadão/consumidor, as organizações e as comunidades para intensificarem e acelerarem o processo de mudança para a economia circular, no contexto da necessidade de retoma rápida?
Ao ritmo de uma sessão de 15 em 15 dias, os parceiros do FECA irão debater as suas respostas às questões colocadas, sendo produzido no final um documento síntese dos contributos mais significativos.