Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Linhas em sua casa
El Faro - Abril 2020
Camelo Maio 2020
Jocriauto 012020
Nabeiroauto - Maio 2020
Nabeiroauto - Maio 2020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020

Desporto - jogos olímpicos 2021

Netflix prepara documentário sobre Marcha Atlética em Elvas

Dois drones irão acompanhar, a par e passo, a marcha do atleta elvense Tadeu Neto.

01 Abril 2020

Dois drones irão acompanhar, a par e passo, a marcha do atleta elvense Tadeu Neto.

Com a crescente procura de formas de entretenimento diferenciado aos canais comuns de televisão terrestre e por cabo, a Netflix, entre outras, tem vindo em crescendo. Como alternativa aos filmes e séries, o desporto também está nos horizontes de quem proporciona entretenimento.

Elvas é um concelho onde se pratica toda a actividade desportiva, sendo a Marcha Atlética a uma das escolhidas a diário por alguns atletas que percorrem as artérias das periferias.

O maior expoente da modalidade é Tadeu Neto, atleta que irá representar o concelho de Elvas nos jogos olímpicos de 2021 nesta modalidade.

Numa antevisão da modalidade, a Netflix está já na cidade, utilizando drones, devido ao distanciamento obrigatório motivado pelo Covid-19, para filmar o atleta.
Se vir, ou ouvir, uma câmara de filmar a passar por cima de si não se admire, pois é a cadeia internacional que está a acompanhar o “nosso” Tadeu das marchas.Tadeu Neto


O que é a Marcha Atlética

Segundo a Wikipédia, marcha atlética é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contacto com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ou seja, não flexionada) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.

Foi integrada aos Jogos Olímpicos em 1900 e, em 1992, passou a ser disputada também na categoria feminina. As provas de marcha atlética são disputadas na distância de 20 km, feminino, e 20 km e 50 km masculino, que se realizam normalmente em um circuito na rua de no mínimo 1 km e no máximo 2,5 km. A marcha é uma atividade em que a resistência e a técnica do atleta são fundamentais.

O regulamento estabelece que os juízes de marcha têm que avisar aos atletas que por sua forma de marchar correm o risco de cometer alguma falta, e para isso utilizam placas amarelas com o símbolo de uma possível infração. No julgamento de Marcha, quando um atleta comete infração é anotado no quadro de advertências um cartão vermelho correspondente a infração cometida. Quando três juízes diferentes mostram os cartões vermelhos a um atleta, o juiz chefe procede a sua desqualificação.

O actual recorde mundial masculino na categoria de 20 km é do japonês Yuzuke Suzuke, com 1 h 16 min 36 s e nos 50 km pertence ao russo Denis Nizhegorodov, com 3 h 35 min 29 s.

O maior nome da marcha atlética em todos os tempos é o do polonês Robert Korzeniowski, tetracampeão olímpico e tricampeão mundial, nas duas distâncias, entre 1996 e 2004.

Noticias Relacionadas