Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Elióptica 2020 - 5
CCDRA 4º Trimestre 2019
El Faro - Abril 2020
Linhas em sua casa
Linhas de Elvas
Nabeiroauto - Abril 2020
Jocriauto 012020
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeiroauto - Abril 2020
Linhas de Elvas
Jocriauto 012020

Fórum Oceano certificou Estação Náutica de Monsaraz

A Estação Náutica de Monsaraz foi uma das duas certificadas pela Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, juntamente com a de Cabeceiras de Basto.

29 Fevereiro 2020

A Estação Náutica de Monsaraz foi uma das duas certificadas pela Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, juntamente com a de Cabeceiras de Basto.
A Fórum Oceano é uma associação para o desenvolvimento do cluster do mar que lançou o projecto que promove, desenvolve e certifica as Estações Náuticas em Portugal, no âmbito do regulamento da FEDETON - European Federation of Nautical Tourism Destinations, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas.
As estações náuticas são constituídas por uma rede de oferta turística náutica organizada a partir da valorização dos recursos náuticos do território, incluindo alojamentos, restauração, actividades náuticas e outros serviços que contribuam para a atracção de turistas e que gerem valor e emprego nas suas regiões.
Para além destas actividades, organizam também iniciativas culturais, desportivas (incluindo o desporto escolar) e de hábitos saudáveis, criando experiências diversificadas que permitam prolongar o tempo médio de estadia e o combate à sazonalidade.
A Autarquia implementou o Centro Náutico de Monsaraz e a Praia Fluvial de Monsaraz, que se constituíram como factores importantes para o desenvolvimento do turismo no concelho, e organiza há 10 anos uma prova do Campeonato Nacional de Windsurf e do Circuito Nacional de Swimrun.
Com a Estação Náutica de Monsaraz pretende-se aumentar o reconhecimento e a notoriedade destas infraestruturas, das empresas ligadas ao sector do turismo e do Grande Lago Alqueva.
Para a dinamização da Estação Náutica, a Autarquia quer desenvolver uma agenda com animações náuticas ao longo do ano, promover a oferta de serviços e infraestruturas que permitam a prática de modalidades adaptadas e a hospitalidade de visitantes com necessidades específicas e definir uma política de envolvimento e acesso das populações locais de todas as idades às actividades náuticas, desde o desporto escolar à competição.
A Estação Náutica deverá implementar mecanismos para medir a satisfação do visitante e aumentar a qualidade da oferta turística, mas também, em conjunto com os parceiros e em concertação com o Turismo do Alentejo, estruturar a oferta náutica no concelho e as actividades para divulgação no site da rede de Estações Náuticas Portuguesas.
Na quarta-feira, dia 26 de Fevereiro, o Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com 24 parceiros.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal, considera que “a Estação Náutica de Monsaraz vai constituir-se como mais um factor de desenvolvimento do turismo no concelho”.