Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Elióptica 2020 - 2
Nutriprado
El Faro - Primavera 2020
CCDRA 4º Trimestre 2019
Nabeirauto Corsa
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto Corsa
Assine Já
Jocriauto 012020

"Mega nógado" com 100 metros vai ser confeccionado no Alentejo. Saiba onde

Um nógado, doce típico do Alentejo, com 100 metros vai ser confeccionado e degustado pela população.

14 Fevereiro 2020

Um nógado, doce típico do Alentejo, com 100 metros vai ser confeccionado em Vimieiro, no concelho de Arraiolos, e degustado pela população local na tarde de domingo de Carnaval, divulgou hoje a câmara municipal.
Segundo o município, o programa dos festejos carnavalescos no concelho de Arraiolos, distrito de Évora, integra a iniciativa "Ao Sabor das Tradições", na vila de Vimieiro, com um "mega nógado", um dos doces tradicionais de Carnaval na região, no domingo de Carnaval, às 17:00.
"Do nógado, doce que motivou este evento, chegam-nos relatos diversos sobre a sua receita transportada para os nossos dias mercê do testemunho verbal das gerações mais idosas", assinala a autarquia.
Segundo a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, o município promove ao longo do ano um conjunto de acções que visa "dar visibilidade aos sabores tradicionais do concelho", onde se destaca o "nógado de Carnaval".
"A transmissão de usos e costumes alicerçados em práticas ancestrais ganha um espaço determinante com este incentivo proporcionado pela autarquia, em colaboração com a comunidade local", adiantou.
O presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, Francisco Fortio, realçou a colaboração do movimento associativo e de empresas da freguesia na iniciativa, "o que contribui para estimular a própria economia local".
A confecção do "grande nógado" resulta de uma iniciativa do município em parceria com a Junta de Freguesia de Vimieiro, Clube Alentejano de Desportos Vimieirense, Associação Jovens em Movimento, Associação de Reformados e Pensionistas e duas padarias e um restaurante da localidade.

TCA // MLM
Lusa