Linhas de Elvas
Elióptica 2020 - 2
Nutriprado
Jocriauto
El Faro - Rebajas 2020
Nabeirauto Crossland
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto Crossland
Assine Já
Jocriauto 012020

Alunos de Elvas participam no projecto internacional Antarctica Day

Pelo terceiro ano consecutivo uma turma de alunos do 1º CEB participa no projecto internacional Antarctica Day. Em 2019 participaram, pela segunda vez os alunos da EB1 das Fontainhas.

Maria do Carmo Oliveira

07 Fevereiro 2020

Pelo terceiro ano consecutivo uma turma de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico participa no projecto internacional Antarctica Day. Em 2019 participaram, pela segunda vez, os alunos da Escola Básica n.º1 das Fontainhas, em Elvas. Foram convidados a criar a sua própria bandeira com uma ilustração alusiva ao continente gelado. Foram seleccionadas cinco bandeiras. Estas bandeiras foram transportadas por um grupo de portadores, do qual faz parte o português Ricardo Matias, para a ilha de Signy que se integra em Orknays do Sul, cuja localização fica próxima do limite do Território Antártico Britânico.

Para além do certificado de participação e da reportagem fotográfica efectuada a bordo do navio de pesquisa, RRS James Clark Ross, a caminho da ilha de Signy que levava a bordo um grupo de cientistas, mantimentos e equipamento, a comitiva recebeu também informação relativa a este território. Um pequeno território frio e ventoso com um ecossistema muito diversificado, habitado por 3 espécies de pinguins reprodutores Adélia, Chinstrap e Gentoo, focas, várias espécies de aves marinhas, flora como musgos, líquenes e deschampsia (erva da Antártida) onde se situa uma pequena estação científica de Verão.

Com este projecto pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste continente gelado, dar a conhecer a sua flora e fauna e actividade cientifica aí desenvolvida. Consciencializar os alunos para a defesa do meio ambiente e importância das regiões polares para o planeta.

Este projecto tem sido desenvolvido pela docente de educação especial Maria do Carmo Oliveira.