Linhas de Elvas
El Faro - Rebajas 2020
Elióptica 2020 - 1
Nutriprado
Liberdade Branco
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020
Liberdade Branco
Assine Já

Em todo o Alto Alentejo

Campo Maior é o município mais acessível para viver

Está à procura de casa no distrito de Portalegre? Então, antes de mais, saiba que Campo Maior é o município onde o preço das habitações é mais barato.

22 Dezembro 2019

Está à procura de casa no distrito de Portalegre? Então, antes de mais, saiba que Campo Maior é o município onde o preço das habitações é mais barato.

Numa fase em que o mercado do crédito habitação e do setor imobiliário refletem um grande dinamismo, a plataforma ComparaJá.pt analisou os custos de comprar um imóvel nas localidades do distrito de Portalegre. Com o foco em apurar quanto tempo uma família necessita para amortizar a sua casa, foram tidos em consideração duas componentes: os rendimentos e preços por m2 médios.

Para a concretização desta análise, o portal sem custos que simula diferentes produtos bancários e pacotes de telecomunicações, analisou qual o prazo mínimo de um empréstimo para comprar um imóvel com 120 m2 nos municípios de Portalegre. A taxa de esforço considerada foi de 33%, percentagem máxima que normalmente é aconselhada na contratação de um empréstimo.

Na tabela que se segue encontram-se resumidos os resultados apurados pelo ComparaJá.pt para o distrito de Portalegre. Graças à forte competitividade do preço por m2, Campo Maior é o município onde o preço das casas é mais atrativo. Em pouco mais de 13 anos, uma família consegue concretizar o desejo de ter uma habitação própria.campo maior acessível

Tal como foi mencionado anteriormente, a taxa de esforço é um dos fatores a sublinhar neste estudo, uma vez que esta corresponde à percentagem do rendimento de uma família que se destina ao pagamento de créditos anteriormente contraídos. Para calcular esta taxa deverá ter em conta a seguinte fórmula: (Encargos financeiros mensais/Rendimento) X 100.

Assim sendo, quanto maior for a taxa de esforço de um agregado familiar, maior será o montante dos rendimentos que são alocados ao pagamento dos créditos.

Deve ser ainda considerado um outro fator que tende a ser negligenciado pelos consumidores no momento de solicitar um empréstimo: a poupança prévia necessária para amortizar o valor da entrada inicial. Regra geral, este montante corresponde a 20% do valor da habitação (também conhecido por Loan-to-Value, ou LTV).

Antes de concretizar o sonho de ter uma casa própria, deverá fazer uma análise cuidada ao estado das suas finanças pessoais, por forma a evitar futuros endividamentos. Se está à procura de um imóvel no distrito de Portalegre, Campo Maior é o município mais acessível.

Fonte CMCM