Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica 2020 - 1
El Faro - Rebajas 2020
Liberdade Branco
Jocriauto 012020
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020
Liberdade Branco

Campo Maior vai ter estação meteorológica a partir de Janeiro

O concelho de Campo Maior vai contar com uma estação meteorológica a partir de Janeiro, sendo o 13.º equipamento da rede regional de estações desenvolvido pelo projecto Meteo Alentejo.

19 Dezembro 2019

O concelho de Campo Maior vai contar com uma estação meteorológica a partir de Janeiro, sendo o 13.º equipamento da rede regional de estações desenvolvido pelo projecto Meteo Alentejo.
Esta estação meteorológica vai ser desenvolvida em parceria com o município de Campo Maior, concelho que não dispõe de uma estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Escolhemos Campo Maior porque foi a primeira entidade [município] que se disponibilizou para fazer parceria connosco, não tem estação do IPMA e é uma localidade junto à fronteira que regista, certamente no verão, elevadas temperaturas”, explicou hoje à agência Lusa Luís Mestre, responsável pelo projecto Meteo Alentejo.
A estação meteorológica de Campo Maior vai disponibilizar em tempo real a temperatura, precipitação, vento, humidade e pressão atmosférica.
O projecto envolve também uma 'webcam' que filma ininterruptamente o “estado do tempo” em Campo Maior.
“Todas as variantes meteorológicas serão depois disponibilizadas na página de internet da Meteo Alentejo e também no site do município, sendo as informações actualizadas minuto a minuto, 24 horas sobre 24 horas”, explicou.
Em Campo Maior, a Meteo Alentejo fornecerá a estação, o 'software' e a sua respectiva instalação, ao passo que o município fornece um computador, internet, energia eléctrica e um espaço para a instalação dos equipamentos.
“Os equipamentos que temos em todas as localidades têm custos que variam entre os 500 e os 800 euros. No caso de Campo Maior, uma das mais avançadas, o investimento ronda os 800 euros”, disse.
A estação meteorológica de Campo Maior é a 13.ª a ser instalada no Alentejo, no âmbito do projecto da rede regional de estações, iniciativa que foi criada há nove anos.
De acordo com Luís Mestre, trata-se de uma “rede única” que tem como objectivo, no futuro, desenvolver mais estações nos distritos de Portalegre e de Évora.

HYT // MLS
Lusa