Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Natal 2019
CCDRA 3º Trimestre 2019
Jocriauto
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Jocriauto

Presépio de rua é "estrela" do Natal em Reguengos de Monsaraz

O tradicional presépio de rua na vila medieval de Monsaraz, com 46 figuras em tamanho real, está em destaque no Natal no concelho de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, cuja programação decorre até 6 de Janeiro.

04 Dezembro 2019

O tradicional presépio de rua na vila medieval de Monsaraz, com 46 figuras em tamanho real, está em destaque no Natal no concelho de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, cuja programação decorre até 6 de Janeiro.
O presépio, cujas figuras animam as principais ruas de Monsaraz, “habita” a vila medieval nesta quadra festiva há 20 anos, explicou a Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
“Até ao dia 6 de Janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do Castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira”, indicou o município.
Todas estas figuras, acrescentou, “dirigem-se” para o núcleo central do presépio, constituído pela “Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, colocados no castelo”.
As 46 figuras representativas da Natividade já fazem parte da quadra natalícia em Monsaraz, onde “recebem” os turistas e “fazem companhia” aos habitantes, e são fruto de um projecto concebido, há 20 anos, pela escultora Teresa Martins.
“As esculturas estão feitas em ferro e rede” e são “recobertas por panos impermeabilizados de cor crua”, lembrou a autarquia, acrescentando que, “pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases”, as figuras “têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite”.
Ainda em Monsaraz, além do presépio, o Natal das Freguesias inclui a festa dos seniores, no dia 15, ou o Cante ao Menino, no dia 21, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha.
O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, está marcado para 5 de Janeiro, pelas ruas da mesma vila medieval.
A programação do Natal integra iniciativas em todas as freguesias do concelho, segundo a câmara municipal, dando como exemplo a cidade de Reguengos de Monsaraz, que acolhe a festa dos seniores e reformados, no próximo domingo, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.
Espectáculos de magia para as crianças dos ensinos pré-escolar e básico, em diversas localidades, e também para idosos e espectáculos de Cante ao Menino com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz são outras das actividades.
Já em S. Pedro do Corval está também colocado um presépio de rua e, na freguesia, vai decorrer um desfile da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, este sábado, em Carrapatelo e, no dia 14, em Santo António do Baldio, enquanto, no dia 22, tem lugar uma festa de Natal na Sociedade União e Progresso Aldematense.
Presépios de rua estão ainda colocados em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada, localidades onde vão decorrer actuações de Cante ao Menino.

RRL // MLM
Lusa