Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Natal 2019
CCDRA 3º Trimestre 2019
Liberdade Branco
Jocriauto
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto

Câmara de Alter do Chão sobe orçamento para 9,5 ME em 2020

O orçamento da Câmara de Alter do Chão para 2020 é de 9,5 milhões de euros, mais dois milhões de euros do que o deste ano.

19 Novembro 2019

O orçamento da Câmara de Alter do Chão para 2020 é de 9,5 milhões de euros, mais dois milhões de euros do que o deste ano, disse à agência Lusa o presidente do município.
“É um orçamento maior, por prever um vasto conjunto de obras”, justificou Francisco Reis, eleito pelo PS e a cumprir o primeiro mandato.
O orçamento para 2020 foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, com os votos a favor dos três eleitos da maioria PS e dos dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
“Vamos fazer a requalificação de um bairro social na freguesia de Cunheira, que vai custar 1,3 milhões de euros", indicou o autarca, referindo que a obra deverá terminar em 2021.
A câmara está também a recuperar o Cine Teatro Municipal de Alter do Chão, tendo já investido 300 mil euros no projeto, faltando agora a restante obra orçada em 500 mil euros.
“Estamos também a fazer a requalificação do pavilhão gimnodesportivo, num investimento que ronda os 350 mil euros”, acrescentou.
A autarquia prevê ainda requalificar uma casa confinante a uma fonte renascentista, no valor de 210 mil euros, para instalar um centro interpretativo da água.
Na freguesia rural de Cunheira vão ser também construídas passadeiras e lombas em calçada para “atenuar” a velocidade dos veículos automóveis que circulam na aldeia, avançando também as obras de requalificação dos antigos lavadouros.
“Na freguesia de Chança, vamos avançar com a requalificação do espaço desportivo e de um parque de estacionamento, enquanto em Seda vamos requalificar a rua do castelo (pavimentação, águas pluviais e abastecimento de água) e terminar as obras do espaço multiusos no mercado municipal”, acrescentou.
A segunda fase da requalificação da aldeia histórica de Alter Pedroso, no valor de 350 mil euros, também vai avançar em 2020, bem como a requalificação da zona envolvente ao centro histórico de Alter do Chão, nomeadamente em matéria de acessibilidades, no valor de 147 mil euros.
A requalificação de toda a zona oeste de Alter do Chão e junto à rotunda do Cavalo d´Alter, no valor de 150 mil euros, faz também parte do orçamento.
O município vai ainda investir 160 mil euros na primeira cimeira “Alter Internacional Horse Summit”, que vai decorrer em maio do próximo ano, contando esta iniciativa, que pretende discutir o “mundo do cavalo”, com um investimento superior a 500 mil euros.
Ao nível dos impostos municipais, a câmara decidiu manter em 0,30% a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e em 5% a taxa de participação no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).
O município cobra ainda uma taxa de Derrama de 1,5% às empresas com sede ou actividade no concelho.
O orçamento vai ser votado, na sexta-feira, em reunião de assembleia municipal, composta por nove eleitos do PS, sete da coligação PSD/CDS-PP e três da CDU.

HYT // MLM
Lusa