Linhas de Elvas
Elióptica Natal 2019
Nutriprado
CCDRA 3º Trimestre 2019
Liberdade Branco
Jocriauto
Liberdade Branco
Jocriauto
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

Segurança infantil abordada no Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) informou que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) vai estar em Évora e Portalegre entre os dias 17 e 22 de Outubro, onde irá dinamizar diversas acções na área da segurança infantil.

10 Outubro 2019

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) informou que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) vai estar em Évora e Portalegre entre os dias 17 e 22 de Outubro, onde irá dinamizar diversas acções na área da segurança infantil, com o intuito de sensibilizar e capacitar os profissionais e as famílias do Alentejo para a prevenção dos acidentes com crianças em diferentes contextos e espaços.
As crianças não são adultos em miniatura, mas vivem em ambientes e espaços pensados por e para adultos, que não têm em conta as suas características. Esta desadequação dos ambientes, dos produtos e dos equipamentos torna-as particularmente vulneráveis à ocorrência de acidentes.
A legislação exige que todos os serviços, espaços e produtos sejam seguros. No entanto, são comuns acidentes devido a artigos com defeito, partidos ou aos quais faltam peças, a montagem incorrecta ou desrespeito pelas instruções de utilização, recurso a produtos em segunda mão ou emprestados, ausência de manutenção dos equipamentos, uma organização desadequada dos espaços e das actividades, além de falhas nos procedimentos de actuação.
As crianças são consumidores especialmente vulneráveis. Cabe aos profissionais e às famílias assegurarem que vivem, brincam, aprendem e se deslocam sem correr o risco de morrer ou ficar incapacitadas na sequência de um acidente evitável.
Se é profissional de saúde, de educação, agente da PSP, GNR ou Polícia Municipal, instrutor de condução, motorista ou vigilante de transporte colectivo de crianças, técnico/a de uma autarquia ou junta de freguesia, não perca a oportunidade de frequentar os workshops de segurança infantil da APSI.
Se é pai, mãe, avó ou avô apareça no Consultório de Segurança da APSI para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a escolha e utilização de artigos e produtos para crianças. No Centro de Verificação de Cadeirinhas poderá confirmar se utiliza no seu automóvel a cadeira mais indicada para cada criança e se está correctamente instalada.