euroace
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco

Equipa elvense prepara participação em evento internacional de solidariedade

De 15 a 23 de Fevereiro de 2020 decorrerá mais uma edição do projecto Uniraid, no qual os elvenses Bruno Mocinha e José Carvalho irão participar pela primeira vez.

17 Setembro 2019

De 15 a 23 de Fevereiro de 2020 decorrerá mais uma edição do projecto Uniraid, no qual os elvenses Bruno Mocinha e José Carvalho irão participar pela primeira vez.
O Uniraid é uma ajuda humanitária de organização ibérica a comunidades que vivem em aldeias remotas dispersas por Marrocos. Populações que vivem com falta de acesso a bens essenciais, dada a pobreza extrema e a falta de infraestruturas nas regiões menos turísticas do país.
O projecto Uniraid visa combater a desigualdade que se sente nessas zonas, através da organização deste raid anual, que na sua última edição juntou mais de uma dezena de equipas apenas de Portugal e uma centena entre Portugal e Espanha. Com a duração de uma semana, este é um evento que recebe todos os anos cobertura nos vários órgãos de comunicação social a nível nacional e internacional.
O desafio em si envolve transportar pelo menos 40kg de material solidário desde Portugal até Marrocos, que para distribuir exige percorrer mais de 5000km atravessando dunas no Sahara e as estradas montanhosas do Atlas. Tudo num carro com mais de 20 anos.
Porquê 20 anos? Carros mais velhos são tipicamente mais simples de consertar e possuem menos elementos propensos a avarias no deserto.
Na edição de 2020 a equipa elvense, composta por Bruno Mocinha e José Carvalho, irá participar nesta missão humanitária com a Renault 4L que apelidaram de “Xico d’Elvas”.
Este, juntamente com mais dois carros de idade semelhante, completam a equipa de seis elementos de nome “Rocket Scientists”, cujo trabalho e actividade já podem ser acompanhados nas redes sociais Facebook e Instagram.
Sendo este um projecto humanitário de custos variados, desde a preparação do carro até à angariação dos bens a distribuir por Marrocos, a equipa encontra-se de braços abertos a toda a ajuda disponível. Desde patrocínios a doações de bens como brinquedos, material escolar fora de uso, roupa velha, entre outros.
“Este é um projecto diferente. Por um lado, pelo desafio logístico de levar uma Renault 4L pelos caminhos do Dakar e voltar, por outro, por toda a envolvência solidária e humanitária que servem de compasso a toda a iniciativa. O nosso objectivo é ajudar quem tão simplesmente não teve 'a sorte' de nascer do nosso lado do Mediterrâneo, mas, para isso, precisamos de colaboradores. Do caderno ainda com metade das páginas por escrever à mochila da escola já quase esquecida. Todos os contributos são bem-vindos”, refere Bruno Mocinha.
O raid solidário irá realizar-se entre os dias 15 e 23 de Fevereiro de 2020. A equipa estará disponível para contacto através das redes sociais mencionadas ou pelo e-mail rocketscientists.uniraid2020@gmail.com