Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Legislativas Especial Semana à Sexta
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Um caso de vida a não perder

À conquista de um sonho

Em cadeira de rodas, José Mário Almeida corre ao lado do filho

06 Setembro 2019

Para contar esta história, podíamos pintar um quadro dramático. O  protagonista podia ser retratado como um homem maltratado pela vida a quem o infortúnio bateu à porta numa gélida manhã de Janeiro. O relato que faz do dia em que uma pilha de fardos o soterrou e lhe causou lesões irreversíveis na coluna, embarga-lhe a voz e humedece-lhe o olhar. Momentaneamente! Porém, uma vaga ininterrupta de palavras, que surgem vibrantes em resposta às questões que lhe lançamos dão-nos a certeza de que este homem soube fazer das fraquezas força. Com uma simplicidade e humildade devastadoras, que moram no local onde podia habitar a revolta e a prostração, José Mário Almeida mostra-nos como uma limitação física não impede voar bem alto. Tão alto como voam os pombos correio que solta e rasgam os céus, de volta a casa. A motivação do sonho chama-se Mário Miguel Almeida, o filho, de 17 anos, que veloz e determinado deixa o suor no campo, na pista ou na estrada, onde soma vitórias e arrecada troféus. Mário é uma jovem promessa do atletismo. Em 3 anos conquistou mais de 150 troféus. Dia a dia esforça-se para derrubar marcas de velocidade. Corre em Portugal e em Espanha, onde é admirado e acarinhado.

Fomos ao encontro de Mário & Mário, num dia de treino. A imagem é enternecedora. Sentado na cadeira de rodas José Mário acompanha o passo firme e veloz do filho, dando-lhe instruções e incentivando-o. Ver a performance do jovem ladeado pelo pai dá que pensar: será que as pernas de José Mário se juntaram às do filho? Parece!

Conheça a história completa de José Mário na edição impressa do seu semanário Linhas de Elvas, à venda num quiosque perto de si!