euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Avis vai comemorar 805 anos de fundação da Vila

O Município de Avis assinala os 805 anos de fundação da Vila com uma iniciativa que decorre no Claustro do Convento de S. Bento de Avis e que integra um colóquio e actuação do Coro da Escola de Música do Município de Avis.

10 Agosto 2019

O Município de Avis assinala os 805 anos de fundação da Vila com uma iniciativa que decorre no Claustro do Convento de S. Bento de Avis, que integra um colóquio e actuação do Coro da Escola de Música do Município de Avis, no dia 15 de Agosto, pelas 21:30h.
No âmbito da programação anual do Centro Interpretativo da Ordem de Avis, “Colóquios no Convento – A história de…”, o colóquio conta com a participação de Raquel Alves Coelho, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o tema “Recriação histórica como veículo de divulgação e interpretação do património histórico e artístico”, que contará com a participação de actores que irão exemplificar os referidos processos de recriação.
Segue-se a actuação do Coro da Escola de Música do Município de Avis, que irá interpretar temas de música erudita. Este coro, que conta com cerca de 16 elementos, foi criado em meados de 2012, aquando da reabertura da Escola de Música e apresenta um repertório diversificado.
A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.