Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já

Alandroal

João Grilo congratula-se com arranque do "maior investimento privado" no concelho

Decorreu esta quarta-feira, 10 de Julho, no Alandroal, o lançamento da obra de construção da Central Solar Fotovoltaica.

12 Julho 2019

Decorreu quarta-feira, 10 de Julho, no Alandroal, o lançamento da obra de construção da Central Solar Fotovoltaica, num terreno numa área superior a 30 hectares, na Herdade do Pego da Moura, no concelho de Alandroal.

A futura central está prevista para 2020 e será constituída por mais de 52 mil painéis solares, cada um com uma capacidade de 350 watts. Com um custo de 13 milhões de euros, esta obra pretende contribuir para a sustentabilidade porque a sua energia é renovável.

O investidor Afonso Proença considera que “a produção anual que vamos produzir é superior ao consumo anual do concelho de Alandroal, não podemos dizer que vamos abastecer o concelho de Alandroal, porque só produzimos energia durante o dia, ou seja em termos reais nós não conseguimos abastecer o concelho apenas com energia solar”. Afonso Proença explica que a teoria de abastecer o concelho de Alandroal apenas é válida “em termos médios anuais, em termos diários não”.

A central fotovoltaica do Freixial em termos de obra, segundo Afonso Proença, encontra-se “com o terreno delimitado, e estamos a fazer diferentes projectos técnicos para encontrar a melhor solução”.

João Maria Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, considerou o arranque do projecto "como sendo o maior investimento privado no concelho do Alandroal de que há memória".
O autarca adiantou ainda que "para os que acreditamos no potencial de crescimento e desenvolvimento deste concelho, este é foi um dia particularmente feliz. É também, para nós, profundamente emblemático que este grande investimento seja um investimento em energias renováveis".

Noticias Relacionadas