flamenco y fado
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Abril 2019
CCDRA
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Dia de Portugal comemorado na Extremadura

Para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a região da Extremadura preparou um amplo programa de actividades ligadas à arte, ao cinema, à literatura, à música e à gastronomia portuguesas.

09 Junho 2019

Para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a região da Extremadura preparou um amplo programa de actividades ligadas à arte, ao cinema, à literatura, à música e à gastronomia portuguesas.
Esta é uma iniciativa já consolidada no calendário anual da região, com o intuito de promover a aproximação e o conhecimento mútuo.
“Acreditamos firmemente que o conhecimento recíproco facilita o caminho para alcançar a confiança necessária para trabalharmos de forma conjunta na cooperação transfronteiriça, uma cooperação na qual apostamos decididamente”, refere a directora-geral da Acção Exterior do Governo Regional da Extremadura.
Várias são as exposições previstas. Entre elas, o MEIAC - Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea acolhe “De Re Metallica”, de Gonçalo Jardim, uma colaboração com a Fundação Eugénio de Almeida, e o Museu de Olivença expõe o trabalho de Pedro Castanheira “Vivências de formas reinventadas”.
Igualmente, uma exposição sobre “O azulejo português” chega a Badajoz, com o apoio do Instituto Camões.
No âmbito cinematográfico, a Cinemateca da Extremadura projecta, em Cáceres e Badajoz, o filme “A Portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes. E no que diz respeito às letras portuguesas, várias livrarias da Extremadura espanhola unem-se à celebração do Dia de Portugal e oferecem, de 10 a 16 de Junho, uma mostra de livros de autores portugueses. A professora e escritora Teolinda Gersão participará ainda no II Encontro dos Clubes de Leitura de Português da região, entre outras actividades.
A música portuguesa chegará pela mão do fadista Jorge Goes e da banda Melech Mechaya. Haverá ainda diversas actuações de jovens espanhóis e portugueses, estudantes de conservatórios e escolas de música, e acontece, nestes dias, o XXXVI Festival Ibérico de Música, que celebra o Dia de Portugal com um concerto de música antiga portuguesa dos séculos XVII e XVIII, no Museu Arqueológico de Badajoz.
A gastronomia portuguesa será apresentada, de 10 a 14 de Junho, através de um programa da televisão regional, Canal Extremadura.