Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Arronches

Alunos partilham experiências em percursos pedestres no livro "O Segredos dos Caminhos"

No próximo dia 24 de Maio, com início às 10:30h, no edifício d’O Celeiro, em Arronches, vai decorrer a sessão de apresentação do livro “O Segredo dos Caminhos - Leitura dos Percursos Pedestres do Alto Alentejo".

08 Maio 2019

No próximo dia 24 de Maio, com início às 10:30h, no edifício d’O Celeiro, em Arronches, vai decorrer a sessão de apresentação do livro “O Segredo dos Caminhos - Leitura dos Percursos Pedestres do Alto Alentejo".

Este é o segundo ano de operacionalização da actividade "Fábrica de Histórias", desenvolvida pela organização "Cabeçudos", no âmbito do projecto intermunicipal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) - Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração, tendo como produto final a edição de um livro cuja tiragem se estima em 2000 exemplares.

346 alunos dos municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel, do 3.º e 4.º anos andaram em diálogos com a natureza e passaram para o papel o que viram, sentiram, imaginaram e descobriram ao longo de nove percursos pedestres de pequena rota da Rede de Percursos em Natureza – Alentejo Feel Nature.

A experiência de sentir estes percursos que variam ao longo do dia, das semanas e das quatro estações, deu lugar a leituras reais e poéticas (com a participação de Afonso Cruz) de uma natureza circunscrita geograficamente, mas de sempre e para sempre. A contemplação, a escuta, a observação e a espera criaram ligações entre o concreto e o imaginário, o que faz d’O Segredo dos Caminhos, mais do que um roteiro, um documento sensível e genuíno criado por crianças, para todos os que se quiserem aventurar na descoberta destas paisagens.

Para além de diversos convidados do sector da Educação, Turismo, Cultura, Património e Ambiente, os alunos participantes estarão envolvidos numa performance artística criada por Maria Belo Costa, que será apresentada durante o evento.