Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

2 e 3 de Maio

Alter do Chão acolhe primeira edição do "24 horas de Turismo"

A SFORI, consultora que actua nas áreas de desenvolvimento organizacional e marketing corporativo, com o apoio do Turismo de Portugal, vai realizar pela primeira vez em Portugal o “24H de Turismo”.

30 Abril 2019

A SFORI, consultora que actua nas áreas de desenvolvimento organizacional e marketing corporativo, com o apoio do Turismo de Portugal, vai realizar pela primeira vez em Portugal o “24H de Turismo”.

A iniciativa, que decorrerá ao longo de 24 horas consecutivas, consiste num desafio entre alunos do Ensino Superior e visa conjugar formação e competição num evento formativo pioneiro recorrendo a metodologias de formação inovadoras.

Como salienta Ana Paula Pais, directora de formação do Turismo de Portugal, “este tipo de iniciativas são extremamente importantes, dada a necessidade que o sector tem em cativar jovens para estudar turismo. Acreditamos que muitos desconhecem as potencialidades do sector, assim como as suas diversas profissões e a atractividade de construir uma carreira profissional no turismo. Nesse sentido urge desenvolver projectos como este, que criam condições para os jovens despertarem para o mundo do turismo através da criação de espaços de interacção que orientam a criatividade e a inovação para a resolução de problemas concretos.”

Ao longo das 24 horas os alunos participantes terão de solucionar um conjunto de desafios teórico práticos baseados no sector turístico do local anfitrião. O objectivo principal consiste no incentivo e motivação de uma atitude dinâmica, esclarecida e empreendedora naqueles que serão os futuros recursos humanos do sector do Turismo em Portugal.

“O Turismo já representa mais de 13% do PIB. Sendo este um dos sectores que mais tem crescido nos últimos anos, é para a SFORI deveras enaltecedor montar este programa intensivo para o Turismo de Portugal. Os modelos de formação experiencial são comprovadamente os mais eficazes e, por isso, os mais marcantes. Assim, esta acção permitirá aos futuros profissionais de Turismo apreenderem modelos de eficiência que marcarão por certo o arranque do seu percurso profissional”, remata Alexandre Real, partner da SFORI.

Esta primeira edição irá decorrer nos próximos dias 2 e 3 de Maio no Pavilhão Multiusos em Alter do Chão.

São esperados cerca de 65 participantes de diferentes universidades, de diversas zonas do país, entre as quais o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo no Estoril, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, o ISLA Santarém, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Escola Superior Ciências Empresariais IPS.

O presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco Reis, salienta que “A crescente competitividade entre destinos turísticos tem proporcionado maior atenção por parte dos fóruns académicos e dos operadores profissionais face ao que cada território naturalmente oferece, mas também à estratégia, inovação e criação de experiências únicas. A base da economia da região assenta na agricultura e alguma industria de média dimensão, mas o Alentejo, tal como outras regiões do país, nestes últimos anos, apresenta taxas de procura turística bastante animadoras e a níveis nunca antes vistos”.

O autarca acrescenta ainda que “pelas características únicas que o concelho de Alter do Chão apresenta, a nossa estratégia para estimular a economia local e travar o efeito da desertificação assenta no desenvolvimento de mecanismos que permitam aos empresários da região criarem postos de trabalho, crescerem e evoluírem com uma base sustentável. O Interior do país necessita de soluções inovadoras, espírito desafiador e pró-activo. A promoção e parcerias em projectos como este, como se configura as 24h de Turismo em Alter do Chão, reforça o nosso foco na profissionalização, estudo e valorização do território”, remata.