Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Neurofit
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já

Aldeia Velha (Avis)

Degradação dos cuidados de saúde preocupa PCP

De acordo com o PCP, a população de Aldeia Velha, concelho de Avis, tem vindo a assistir à “degradação da prestação dos cuidados de saúde".

25 Abril 2019

De acordo com o PCP, a população de Aldeia Velha, concelho de Avis, tem vindo a assistir, “com grande ansiedade e preocupação”, à “degradação da prestação dos cuidados de saúde assegurados no âmbito da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano”.
Segundo o partido, “de forma continuada têm vindo a avolumar-se as ausências dos técnicos de saúde na freguesia, invocando sempre diferentes razões”. Uma das supostas justificações é “a falta de um trabalhador administrativo que acompanhe e apoie a prestação de cuidados de saúde pelo médico”.
A “ausência de transporte para assegurar a deslocação do médico e a necessidade de permanência deste no Centro de Saúde” também têm servido de argumento para a não prestação dos cuidados na Extensão de Saúde de Aldeia Velha.
Tendo em conta que se trata de “uma situação que é urgente resolver rapidamente”, sendo “necessária a contratação de pessoal administrativo, de enfermagem e médico para que a população de Aldeia Velha possa ter acesso, em condições adequadas, a cuidados de saúde, enquanto direito consagrado na Constituição da República Portuguesa”, as deputadas Rita Rato e Carla Cruz, do Grupo Parlamentar do PCP, questionaram o Governo, através do Ministério da Saúde, se “reconhece que a não contratação dos profissionais em falta coloca em causa o direito à saúde a estes utentes” e “para quando a contratação dos profissionais em falta”.