Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

Aldeia Velha (Avis)

Degradação dos cuidados de saúde preocupa PCP

De acordo com o PCP, a população de Aldeia Velha, concelho de Avis, tem vindo a assistir à “degradação da prestação dos cuidados de saúde".

25 Abril 2019

De acordo com o PCP, a população de Aldeia Velha, concelho de Avis, tem vindo a assistir, “com grande ansiedade e preocupação”, à “degradação da prestação dos cuidados de saúde assegurados no âmbito da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano”.
Segundo o partido, “de forma continuada têm vindo a avolumar-se as ausências dos técnicos de saúde na freguesia, invocando sempre diferentes razões”. Uma das supostas justificações é “a falta de um trabalhador administrativo que acompanhe e apoie a prestação de cuidados de saúde pelo médico”.
A “ausência de transporte para assegurar a deslocação do médico e a necessidade de permanência deste no Centro de Saúde” também têm servido de argumento para a não prestação dos cuidados na Extensão de Saúde de Aldeia Velha.
Tendo em conta que se trata de “uma situação que é urgente resolver rapidamente”, sendo “necessária a contratação de pessoal administrativo, de enfermagem e médico para que a população de Aldeia Velha possa ter acesso, em condições adequadas, a cuidados de saúde, enquanto direito consagrado na Constituição da República Portuguesa”, as deputadas Rita Rato e Carla Cruz, do Grupo Parlamentar do PCP, questionaram o Governo, através do Ministério da Saúde, se “reconhece que a não contratação dos profissionais em falta coloca em causa o direito à saúde a estes utentes” e “para quando a contratação dos profissionais em falta”.