Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Nutriprado
Neurofit
Elióptica Abril 2019
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já

ELVAS | Procissão do Mandato

Os homens saem à rua na Quinta-feira Santa (C/FOTOS E VÍDEOS)

As ruas de Elvas iluminam-se na Quinta-feira Santa. A escuridão da noite ganha a luz dos fiéis à passagem da Procissão do Mandato.

Pedro Trindade Sena

18 Abril 2019

As ruas de Elvas iluminam-se na Quinta-feira Santa. A escuridão da noite ganha a luz dos fiéis à passagem da Procissão do Mandato. Do cortejo fazem parte dezenas de pessoas, homens na sua maioria. O som, áspero, da matraca irrompe o silêncio ao longo do trajecto.

Será, talvez, uma das mais particulares procissões que Elvas recebe ao longo do ano. Organizada pela Santa Casa da Misericórdia, a Procissão do Mandato é constituída por elementos do sexo masculino. À luz da iluminação pública juntam-se as lanternas que contrastam com o negro das opas e o dourado dos pendões.

Na véspera da Sexta-feira Santa, esta celebração de fé percorre mais de uma dezena de igrejas do centro histórico. Estão decoradas a preceito e acolhem orações por almas já falecidas.

Juntam-se transeuntes. Espanhóis de visita nas férias da Páscoa, elvenses que contrariam o sono e despertam, no passeio ou nas varandas, à passagem da procissão. Da Igreja da Misericórdia sai e termina o cortejo religioso.

Vídeos