Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Cultura

Pintura de Pieter Bruegel cedida ao Museu de Évora

Protocolo será assinado dia 11 de Abril na presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura

10 Abril 2019

O Novo Banco e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo vão assinar amanhã, dia 11 de Abril, um protocolo para a cedência de uma das mais relevantes obras da Colecção de Pintura do Novo Banco, a pintura flamenga do século XVII, assinada por Pieter Bruegel (o jovem) “Festa de casamento”.

Esta pintura, que esteve fora do olhar do público e dos estudiosos nos últimos 70 anos, é um contributo do maior interesse para o Corpus da obra de Bruegel (o jovem).

A assinatura do protocolo com  o Museu em Évora, vai contar com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, da directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Esta pintura de Pieter Bruegel (o jovem) reproduz um tema da autoria do pai, Pieter Bruegel (o velho), um dos primeiros pintores flamengos a interessar-se pela representação de temas rurais e festas camponesas ao ar livre. Pieter Bruegel herda a oficina do pai e ao longo de mais de meio século dará continuidade à sua obra, fazendo pinturas ao estilo do pai. A sua obra, de exímia competência técnica no desenho e na pintura, traz também novos contributos no modo de representar a narrativa, com diversas inovações na iconografia dos temas rurais e populares. Bruegel capta o instantâneo, representa o ambiente da festa na fugacidade do momento: os músicos tocam, os convidados comem, bebem, conversam, distribuem-se as sopas, enchem-se os jarros de vinho.