euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Cultura

Pintura de Pieter Bruegel cedida ao Museu de Évora

Protocolo será assinado dia 11 de Abril na presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura

10 Abril 2019

O Novo Banco e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo vão assinar amanhã, dia 11 de Abril, um protocolo para a cedência de uma das mais relevantes obras da Colecção de Pintura do Novo Banco, a pintura flamenga do século XVII, assinada por Pieter Bruegel (o jovem) “Festa de casamento”.

Esta pintura, que esteve fora do olhar do público e dos estudiosos nos últimos 70 anos, é um contributo do maior interesse para o Corpus da obra de Bruegel (o jovem).

A assinatura do protocolo com  o Museu em Évora, vai contar com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, da directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Esta pintura de Pieter Bruegel (o jovem) reproduz um tema da autoria do pai, Pieter Bruegel (o velho), um dos primeiros pintores flamengos a interessar-se pela representação de temas rurais e festas camponesas ao ar livre. Pieter Bruegel herda a oficina do pai e ao longo de mais de meio século dará continuidade à sua obra, fazendo pinturas ao estilo do pai. A sua obra, de exímia competência técnica no desenho e na pintura, traz também novos contributos no modo de representar a narrativa, com diversas inovações na iconografia dos temas rurais e populares. Bruegel capta o instantâneo, representa o ambiente da festa na fugacidade do momento: os músicos tocam, os convidados comem, bebem, conversam, distribuem-se as sopas, enchem-se os jarros de vinho.