flamenco y fado
Linhas de Elvas
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Alunos participaram na segunda edição do “Eu, Deputado”

A Juventude Socialista de Elvas promoveu, na manhã de 2 de Abril, a segunda edição da iniciativa criada no ano passado, intitulada “Eu, Deputado”.

08 Abril 2019

A Juventude Socialista de Elvas promoveu, na manhã de 2 de Abril, a segunda edição da iniciativa criada no ano passado, intitulada “Eu, Deputado”.
O projecto contou com a participação de mais de 30 jovens da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, mediante inscrições online, resultando na participação de alunos de 10º, 11º e 12º anos, de diferentes áreas de ensino.
Esta iniciativa teve como principais focos a formação cívica e política dos alunos, mas também o reforço das competências transversais que estes possuem, competências como a capacidade de liderança, de espírito crítico e argumentação, ferramentas essenciais ao sucesso pessoal, académico e futuramente profissional.
Estabeleceu-se e exemplificou-se a diferença entre esquerda e direita, de forma transparente, prática e simples. Debateram-se temas e problemáticas sociais fraturantes na sociedade portuguesa, e por fim, foram discutidas opiniões favoráveis e desfavoráveis, propostas e medidas novas, mas também possíveis mudanças e correcções ao que já existe.
Algumas das opiniões e sugestões por parte dos alunos que participaram:

“Achei interessante, sem dúvida. Uma boa iniciativa numa área à qual se dá pouca importância na escola. Boa escolha de temas e boa organização (o site principalmente). Poderiam deixar que o debate fluísse mais, se alguém responder da 'plateia'”.
André Trinidad

“Foi uma atividade bastante interessante e super dinâmica. Acho que deveriam haver mais atividades nesta vertente da política para informar mais os alunos. Penso que deveria ter sido mais tempo, ainda assim achei que foi uma atividade super importante na nossa escola”.
Luís Ribeirinho

Nas palavras de Luís Baptista, secretário da JS de Elvas e membro da equipa organizadora desta iniciativa, “sinto que há a necessidade cada vez maior de desenvolvermos atividades como a JS de Elvas desenvolveu. Há a necessidade de informarmos e formarmos os nossos jovens para uma vida ativa em sociedade, precisamos de jovens que consigam expor as suas ideias com liberdade e respeito. A atividade de hoje é uma batalha ganha pela democracia contra o extremismo e a intolerância, porque quando estamos a formar jovens estamos a assegurar a sobrevivência e qualidade da nossa democracia”.
Nas palavras de Bruno Mocinha, presidente concelhio da JS de Elvas, “esta é uma aposta que a JS faz e reforça ano após anos. Uma aposta na formação dos nossos jovens, jovens que queremos politicamente conscientes, críticos e pró-ativos em todos os palcos que possam futuramente ser os seus. Não só como jovens socialistas, mas sobretudo como jovens que tão simplesmente se interessam por política, é nossa a responsabilidade de desmistificar a política, quebrar tabus e simplificá-la junto da nossa geração”.