Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Legislativas Especial Semana à Sexta
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

JSD realizou Congresso Distrital em Arronches

A Juventude Social Democrata (JSD) do distrito de Portalegre realizou, no passado dia 23 de Março, o seu Congresso Distrital.

30 Março 2019

A Juventude Social Democrata (JSD) do distrito de Portalegre realizou, no passado dia 23 de Março, o seu Congresso Distrital, marcado pelas eleições dos novos órgãos distritais e pela despedida do presidente da Mesa do Congresso Distrital, Bernardo Matos Rosa.
O congresso decorreu no Centro Cultural de Arronches e contou com a presença de dirigentes da JSD do distrito, tendo encerrado com as intervenções de Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Arronches, Paula Fevereiro, candidata a eurodeputada pelo PSD nas próximas eleições europeias, António José Miranda, presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD, João Pedro Louro, vice-presidente da JSD Nacional, e Diogo Cúmano, presidente reeleito da Comissão Política Distrital da JSD de Portalegre e também vice-presidente da JSD Nacional.
Para além de Diogo Cúmano, foram também eleitos como vice-presidentes Nuno Cabaço, Diogo Pimpista, Miguel Borges e Diogo Serafim. João Pedro Luís foi eleito secretário-geral e João Pereira secretário-geral adjunto. Como vogais foram eleitos Beatriz Morgado, Tiago Carrilho, Francisco Cardoso, Beatriz Carrilho, João Rolo, João Pereira, Joana Vieira, Renato Venâncio e Catarina Nabais.
Beatriz Filipe, membro da Assembleia de Freguesia de Cabeço de Vide desde 2017, foi eleita coordenadora dos Jovens Autarcas Sociais Democratas, Pedro Barreto foi eleito coordenador do Gabinete de Ensino Básico e Secundário, Alexandre Ceia da Silva foi eleito coordenador do Gabinete de Estudos e João Diogo Caldeira foi eleito coordenador do Gabinete de Formação Política.
Com a saída de Bernardo Matos Rosa, a presidência da Mesa do Congresso Distrital ficou a cargo de Beatriz Matos Rosa, ex-vice-presidente da Comissão Política Distrital e membro da Comissão Política Nacional da JSD desde 2018.
As intervenções ficaram marcadas pelas felicitações aos eleitos e focaram-se, sobretudo, nos actos eleitorais que decorrerão no ano de 2019.
António José Miranda, presidente da Comissão Política Distrital do PSD, disse que, à semelhança do presidente do PSD, que indicou em segundo lugar da lista candidata às eleições europeias Lídia Pereira, uma jovem de 27 anos, também ele queria apostar na juventude dando espaço à renovação de quadros no partido e nas listas candidatas aos próximos actos eleitorais.
A última intervenção foi de Diogo Cúmano, que encerrou o congresso focando-se nos vários problemas do distrito, nomeadamente a falta de água e a questão da Barragem do Pisão, a dificuldade na mobilidade dentro do distrito, o rendimento médio das famílias, que continua baixo, e os custos elevados relacionados com o alojamento que os jovens têm para conseguirem estudar fora de Portalegre.
Para Diogo Cúmano, “os problemas não são novos e são bastante fáceis de identificar”. “A política tem de ser feita com seriedade e o PSD e a JSD têm de ajudar a Assembleia da República, o Governo e as Câmaras Municipais a resolverem os problemas das pessoas sem lhes prometerem coisas que não podem ser cumpridas”, concluiu.