Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Fevereiro 2019
Talho Escarduça
Neurofit
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Liberdade Branco

Ovibeja junta especialistas para dar resposta às alterações climáticas

A Ovibeja, que se realiza de 24 a 28 de Abril, é organizada pela ACOS - Associação de agricultores do Sul.

27 Março 2019

A inauguração da 36ª Ovibeja, a 24 de Abril, vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Como palco da discussão dos temas da ordem do dia, o evento vai abordar, de forma integrada, a problemática das alterações climáticas, com especial destaque para os sectores mais representativos da feira - as áreas agrícola e pecuária.
Com uma contextualização feita por um destacado investigador português, de renome internacional, Filipe Duarte Santos, a Ovibeja vai debater durante dois dias, a 26 e 27 de Abril, as causas e efeitos das alterações climáticas na produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens e hortícolas. Vai ainda debruçar-se sobre o Roteiro para a Neutralidade Carbónica e, por iniciativa da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo.
Além de seminários, colóquios e workshops, estão também a ser preparadas acções de sensibilização e uma exposição interactiva que, entre outras vertentes de apresentação do tema, apresenta uma linha cronológica desde há milhares de anos e que, desde as últimas décadas, revela uma subida exponencial das temperaturas registadas.
A perspectiva pedagógica junto dos mais novos é outra abordagem da 36ª Ovibeja, sendo ainda promovidas conversas e reflexões junto das famílias, pais e filhos, de modo a que esta questão seja o mais partilhada possível.
Muitos outros temas da actualidade vão ser debatidos na Ovibeja, entre os quais a nova PAC. Mas, a feira é também ponto de encontro de amigos e famílias que aproveitam as inúmeras iniciativas culturais e de animação para momentos de festa e de partilha. A juntar ao cartaz de concertos, com nomes maiores da música, a Ovibeja volta a organizar o Comboio do Cante e dinamiza, com um conceito renovado, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, ligando tradição e inovação.
Um pavilhão dedicado à pecuária, com mais de 300 animais, o Campo da Feira e os restantes pavilhões reúnem alguns dos melhores exemplos de produtos e serviços, incluindo demonstrações.
O apelo dos sentidos também se faz através dos aromas e sabores presentes nos restaurantes de carnes certificadas, nas tasquinhas de comes e bebes e na venda de produtos agroalimentares.
A actual edição da Ovibeja está a receber muitas manifestações de interesse por parte de expositores, com um número crescente de contactos, a exemplo do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, por parte de novas empresas e instituições.
A Ovibeja, que se realiza de 24 a 28 de Abril, é organizada pela ACOS - Associação de agricultores do Sul.