flamenco y fado
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Abril 2019
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Central nuclear de Almaraz com vida prolongada até 2028

Três companhias eléctricas espanholas chegaram a acordo para prolongar a vida útil dos reactores da central nuclear de Almaraz.

22 Março 2019

Três companhias eléctricas espanholas chegaram a acordo, na madrugada de sexta-feira, dia 22, para prolongar a vida útil dos reactores da central nuclear de Almaraz, localizada a 100 quilómetros da fronteira portuguesa e refrigerada pelo rio Tejo, noticiou a “Exame”.
A publicação, que cita o jornal espanhol “El País”, refere que a Iberdrola, a Endesa e a Naturgy concordaram em pedir a renovação da licença para explorar o complexo, que pressupõe a realização de um investimento para manutenção entre 400 e 600 milhões de euros.
O acordo permitirá prolongar a vida útil de cada um dos dois reactores da central por cerca de oito anos, até, respectivamente, 2027 e 2028. Entretanto, chegaram a estar em cima da mesa duas outras datas para a desactivação, 2020 e 2024. O prazo para pedir a extensão do período de funcionamento termina no próximo dia 31.
Recorde-se que, nos últimos dois anos, o funcionamento da central esteve envolta em polémica devido à intenção de construção de um armazém temporário centralizado de resíduos nucleares nas suas instalações, que foi autorizada em Setembro do ano passado.