Linhas de Elvas
Nutriprado
Talho Escarduça
Neurofit
Elióptica Fevereiro 2019
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco

Central nuclear de Almaraz com vida prolongada até 2028

Três companhias eléctricas espanholas chegaram a acordo para prolongar a vida útil dos reactores da central nuclear de Almaraz.

22 Março 2019

Três companhias eléctricas espanholas chegaram a acordo, na madrugada de sexta-feira, dia 22, para prolongar a vida útil dos reactores da central nuclear de Almaraz, localizada a 100 quilómetros da fronteira portuguesa e refrigerada pelo rio Tejo, noticiou a “Exame”.
A publicação, que cita o jornal espanhol “El País”, refere que a Iberdrola, a Endesa e a Naturgy concordaram em pedir a renovação da licença para explorar o complexo, que pressupõe a realização de um investimento para manutenção entre 400 e 600 milhões de euros.
O acordo permitirá prolongar a vida útil de cada um dos dois reactores da central por cerca de oito anos, até, respectivamente, 2027 e 2028. Entretanto, chegaram a estar em cima da mesa duas outras datas para a desactivação, 2020 e 2024. O prazo para pedir a extensão do período de funcionamento termina no próximo dia 31.
Recorde-se que, nos últimos dois anos, o funcionamento da central esteve envolta em polémica devido à intenção de construção de um armazém temporário centralizado de resíduos nucleares nas suas instalações, que foi autorizada em Setembro do ano passado.