Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Marvão entra na corrida pelo melhor doce do país

Sericaia e Ameixas d’Elvas são também candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal

21 Março 2019

O Pastel de Castanha de Marvão é candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal. Esta doçaria foi escolhida após um concurso interno, que decorreu no salão nobre do município a 18 de Março, onde Cristina Andrade foi seleccionada a vencedora.

O pastel de Cristina representa assim o município marvanense num concurso nacional, promovido pela RTP, no qual procura eleger os melhores doces tradicionais portugueses.

Vão ser seleccionados 21 doces de cada distrito e região autónoma, organizados por sete categorias. Posteriormente, vai decorrer uma nova votação para reduzir a lista a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que será revelada a 8 de Maio.

Estes doces serão votados pelo público em 20 programas emitidos em directo pela RTP e, de cada programa, sairá um pré-finalista que passa às semifinais.

Os 28 pré-finalistas serão depois divididos por sorteio pelas duas semifinais, transmitidas nos dias 24 e 31 de Agosto. Em cada semifinal são apurados os sete doces com mais votos contabilizados.

A gala final realiza-se a 7 de Setembro. Dos 14 finalistas apurados, serão elegidos sete doces, como 7 Maravilhas de Portugal.

O Alentejo já apresentou mais de cem candidaturas a este concurso. Évora surge como o distrito alentejano de onde emanaram mais candidaturas, seguindo-se Portalegre e Beja.

Algumas das candidaturas já divulgadas são de Arronches; de Montemor-o-Novo na categoria Doces de Inovação, tendo por base a bolota, na sequência de um desafio lançado pelo Município aos profissionais do sector do concelho; e de Elvas, em que o concelho candidatou o Sericaia na categoria Doce de Colher e as Ameixas d’Elvas na categoria Doces de Fruta e Mel.