alimentos extremadura
Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Elióptica Fevereiro 2019
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco

Alentejo é a única região portuguesa em projecto europeu para aproximar cidadão na discussão da legislação

"É um projecto que visa auscultar e aproximar o cidadão das questões europeias, nomeadamente das questões legislativas", disse o presidente da CCDRA, Roberto Grilo.

17 Março 2019 | Fonte: DN

A qualidade do ar, serviços de saúde transfronteiriços e contratação pública são os temas em discussão numa Rede de Pólos Regionais lançada sexta-feira, 15 de Março, em Bucareste, pelo Comité Europeu das Regiões, projecto em que o Alentejo participa.

O Alentejo é uma das 20 regiões europeias que integram projecto para discutir legislação.

O lançamento do projecto foi um dos momentos que marcou o encerramento da 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que teve início na quinta-feira em Bucareste, na Roménia.

"O Alentejo é a única região, sem ser região, portuguesa com representação no projecto e é a única das 20 regiões seleccionadas para integrar o projecto, num total de mais de 300, que não tem autonomia política, nem legislativa. Tivemos de vencer esse 'handicap' e lançamos o projecto ao lado de presidentes regionais", disse ao DN José Calixto, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e autarca da Câmara de Reguengos de Monsaraz.

"São áreas muito importantes sobre as quais nos preocupamos na nossa estratégia regional e agora temos oportunidade de trazer os cidadãos a pronunciar-se sobre elas para eventualmente ser produzida legislação que tenha em conta a opinião dos cidadãos", vincou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Grilo.

A nova Rede de Pólos Regionais, ou "# RegHub", da União Europeia (UE), consiste num projecto-piloto que reúne 20 regiões dos Estados-membro, incluindo o Alentejo.

Noticias Relacionadas