Linhas de Elvas
Neurofit
Nutriprado
Elióptica Abril 2019
Talho Escarduça
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Liberdade Branco

Vila Viçosa e Coria Del Rio assinam acordo de geminação

A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem prestado uma atenção particular à geminação entre municípios, vendo nesta forma de cooperação uma fórmula conveniente de relação directa, com vista ao estabelecimento de relações internacionais mais vivas e participativas.

13 Março 2019

A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem prestado uma atenção particular à geminação entre municípios, vendo nesta forma de cooperação uma fórmula conveniente de relação directa, com vista ao estabelecimento de relações internacionais mais vivas e participativas.

É neste pano de fundo, que no dia 10 de Março, teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho a cerimónia oficial de geminação do município de Vila Viçosa com o de Coria del Rio (Espanha). Na base desta geminação encontram-se, entre outras motivações, fortes vínculos relacionados com a história das relações dos dois municípios com o Japão, nos séculos XVI e XVII, assim como as suas origens ibéricas, reforçadas pela proximidade geográfica.

Integraram a Mesa da Cerimónia, Manuel João Fontainhas Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Rui José Alegrias Bilro, presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, e Modesto González Márquez, presidente da Câmara Municipal de Coria del Río. Após uma breve alocução de boas-vindas, Ana Rocha, que moderou a sessão, deu início aos trabalhos com a leitura da Acta de Geminação. Em seguida, todos os membros da Mesa pronunciaram uma alocução que teve como denominador comum a pertinência e a oportunidade desta geminação no sentido de manter e ampliar os canais de cooperação recíproca.

No Cine-Teatro Florbela Espanca, o período da manhã permitiu outros momentos especiais, com particular destaque para a inauguração e visita à exposição “El r@stro del samurai”, da autoria do coriano Alexandre Sosa, tendo como tema central os antecedentes da importante transcendência do apelido "Japón" na cidade de Coria del Río.

Os trabalhos prosseguiram com a conferência sobre as relações de Vila Viçosa e de Coria del Rio com o Japão, a cargo, respectivamente, de Tiago Salgueiro e de Juan Manuel Suárez Japón, sendo moderada por Licínio Lampreia. Como ficou claro, as visitas das embaixadas japonesas a Vila Viçosa e a Coria del Río representam um salto civilizacional, um claro exemplo de universalidade e uma nova via aberta na teia de relações entre a cultura dos dois Municípios ibéricos e a nipónica.

Já no período da tarde, o programa da cerimónia de geminação assumiu-se, ainda, como um verdadeiro mosaico musical. De facto, teve lugar no Salão Rosa do Alentejo Marmòris Hotel & Spa a actuação da Escola de Baile Flamenco Vanessa Biscoito de Coria del Rio, proporcionando um espectáculo que certamente não defraudou as expectativas do numeroso público que assistiu ao evento.

A completar o programa musical, a música tradicional e popular portuguesa esteve em destaque com a subida ao palco do Coro da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, que ofereceu um espectáculo de grande qualidade, quer em termos de harmonizações vocais, quer no que concerne à variedade e riqueza do repertório.

Ainda sob a emoção dos acordes da música, a parte final do programa serviu para um intercâmbio gastronómico que permitiu um momento de aproximação e de convívio entre todos os participantes neste evento.