alimentos extremadura
Linhas de Elvas
Elióptica Fevereiro 2019
Talho Escarduça
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17

Secretário de Estado das Autarquias abre Mostra Gastronómica do Alandroal

Certame decorre de 8 a 17 de Março e promove o peixe do rio do Guadiana e Alqueva, entre outros produtos

06 Março 2019

Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais vai presidir à sessão de abertura da 10ª Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, no Alandroal.

O certame decorre de 8 a 17 de Março de 2019. Este evento oferece um contacto com os sabores do Guadiana e Alqueva, distribuídos por 15 restaurantes e seis cafés aderentes de todo o concelho. A exposição volta a ter a colaboração do Chef José Júlio Vintém, além da participação de outros chefs convidados.
Na Feira da Mostra, que decorre no interior do castelo (dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17), é possível encontrar tasquinhas com petiscos inspirados no peixe do rio, uma Feira de Vinhos do Guadiana, produtos da bolota, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos de exclusiva produção local.

O certame também conta com sessões de showcooking, passeios pedestres, provas desportivas, tertúlias, conferências e um capítulo da Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, parceira do evento.

Quanto à animação cultural os destaques vão para as actuações de Fábia Rebordão (sábado, dia 9) e Nuno Barroso (sábado, dia 16). Mediante inscrição prévia, é possível participar no “Roteiro do Petisco” que percorre, num só dia, todas as tascas e tabernas do concelho. Este ano o município lança ainda a primeira edição do concurso de gastronomia “O Peixe Lá de Casa” que convida os munícipes a mostrarem os talentos na preparação do peixe do rio e que conta com um júri composto por três Chefs conceituados.

Também os alojamentos turísticos vão oferecer programas especiais para estes dias, alguns deles em articulação com os restaurantes de modo a promover pacotes que incluem dormidas e refeições.

O evento tem uma componente solidária. A receita da venda de ervas aromáticas de produção local, em todos os locais aderentes e no comércio local, reverte para uma IPSS do concelho para o apoio às crianças institucionalizadas. O município assumiu ainda que este será o primeiro de todos os eventos futuros livre de plásticos descartáveis. A mostra termina, como sempre, com uma “Caldeta para Todos” no interior do castelo, com a colaboração de cozinheiros locais. Todos os eventos da Mostra têm entrada livre (excepto o “Roteiro do Petisco”), mas alguns requerem inscrição prévia.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, diz que a exposição é uma soma de todas as partes que o concelho tem para oferecer.

“É um concelho que se mostra e se prepara para bem receber. É, acima de tudo, a expressão viva da tradição associada à inovação. É a face mais visível de um trabalho de valorização dos recursos endógenos, de criação de projectos de vida associados às tradições milenares e de dinamização da actividade económica de um concelho com base no que tem de único e irrepetível”, afirma.

A sessão oficial de abertura está agendada para 9 de Março às 10h30 no Castelo de Alandroal.