Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Neurofit
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Liberdade Branco

De 8 a 17 de Março

Alandroal dinamiza X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio

A X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que vai decorrer de 8 a 17 de Março, é um evento que oferece, aos locais e aos visitantes, uma experiência única de contacto com os sabores do Guadiana e de Alqueva, distribuídos por 15 restaurantes e 6 cafés aderentes de todo o concelho, que volta a contar com a colaboração do Chef José Júlio Vintém.

21 Fevereiro 2019

"Há territórios que não desistem de ter um lugar no futuro e, para tal, procuram construir uma história de sucesso e de desenvolvimento sustentado com base nas suas raízes mais puras e profundas. É o caso do Alandroal".

Esta frase-chave do Município de Alandroal dá o pontapé de saída da X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que vai decorrer de 8 a 17 de Março, neste que é um evento que oferece, aos locais e aos visitantes, uma experiência única de contacto com os sabores do Guadiana e de Alqueva, distribuídos por 15 restaurantes e 6 cafés aderentes de todo o concelho, que volta a contar com a colaboração do Chef José Júlio Vintém.

E a oferta não se esgota na gastronomia. Na Feira de Produtos Locais que decorre no interior do Castelo (dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17), é possível encontrar petiscos inspirados no peixe do rio, Vinhos do Guadiana, produtos da bolota, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos de exclusiva produção local.

Há passeios pedestres, provas desportivas, tertúlias, conferências e um capítulo da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, parceira do evento. Há animação cultural todos os dias da feira e um “Roteiro do Petisco” para percorrer, num só dia, todas as tascas e tabernas do concelho.

Os alojamentos turísticos oferecem programas especiais para estes dias. O evento tem uma componente solidária. A receita da venda de ervas aromáticas de produção local, em todos os locais aderentes e no comércio local, reverte para uma IPSS do concelho para o apoio às crianças institucionalizadas.

O município assumiu ainda que este será o primeiro de todos os seus eventos futuros livre de plásticos descartáveis.

"Mas a Mostra é muito mais do que isso. É um concelho que se mostra e se prepara para bem receber. É, acima de tudo, a expressão viva da tradição associada à inovação. É a face mais visível de um trabalho de valorização dos recursos endógenos, de criação de projectos de vida associados às tradições milenares e de dinamização da actividade económica de um concelho com base no que tem de único e irrepetível", salienta a organização do certame.

Entre num concelho com uma história que nunca acaba através de um evento único.

Peixe do Rio 2019 Alandroal