Linhas de Elvas
Elióptica Fevereiro 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
ULSNA Gripe
Linhas Rádio 2019
ULSNA Gripe
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Monforte

Município incentiva a recorrer ao IFRRU 2020

Sessão de esclarecimento sobre o IFRRU 2020 teve lugar no dia 5 de Fevereiro.

09 Fevereiro 2019

A Câmara Municipal de Monforte, em parceria com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), promoveu uma sessão pública de esclarecimento sobre o IFRRU 2020 (Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas), que decorreu no dia 5 de Fevereiro, no Auditório do Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS).
Integraram o painel de convidados Gonçalo Lagem, presidente do Município de Monforte, Dina Ferreira, vogal executiva da Comissão Directiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 e coordenadora das áreas de acompanhamento e gestão dos contratos celebrados com as entidades gestoras financeiras, e Gabriela Tsukamoto e Bruno Janeco, da Tranzato.
Na sua intervenção de abertura, Gonçalo Lagem começou por fazer uma caracterização generalizada acerca de determinados investimentos que a Autarquia tem estado a realizar, bem como de outros de iniciativa privada.
Para o autarca, o IFRRU 2020 apresenta-se como a melhor solução de apoio a projectos de reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a dois.
Refira-se que muitos destes edifícios encontram-se devolutos porque os respectivos proprietários não reúnem condições económicas para poder recorrer a empréstimos com as taxas de juro praticadas no mercado para investimentos da mesma natureza.
Os imóveis reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, actividades económicas e equipamentos de utilização colectiva.