Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Nutriprado
Elióptica Fevereiro 2019
Neurofit
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Liberdade Branco

Angariação de fundos para publicação de livro sobre a estrada entre Borba e Vila Viçosa

Com o intuito de publicar a obra “A Estrada Real - Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa”, o autor, Tiago Salgueiro, lançou uma campanha de angariação de fundos.

07 Fevereiro 2019

Com o intuito de publicar a obra “A Estrada Real - Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa”, o autor, Tiago Salgueiro, lançou uma campanha de angariação de fundos.
De acordo com Tiago Salgueiro, o objectivo é avançar para a edição e venda de 250 exemplares, sendo que os lucros revertem a favor das famílias das vítimas do desabamento da antiga Estrada Nacional 255.
Ainda segundo o autor, “o documento que se pretende publicar contêm factos relevantes sobre a utilização deste caminho ao longo de séculos, antes do desenvolvimento industrial do século XX, que alterou profundamente a paisagem”.
“A descrição desses episódios, relatados em diversas crónicas e documentos do século XIX, indica-nos que esta era uma via privilegiada, utilizada por reis e rainhas, assim como para transacções comerciais”, refere, acrescentando que “este trabalho contêm algumas imagens e mapas dos séculos XVII, XVIII e XIX, em que se destaca a estrada como eixo fundamental na comunicação entre as duas localidades”.
Tiago Salgueiro acredita que este livro “poderá ser um argumento importante na defesa da requalificação deste percurso, apontando para o aproveitamento turístico desta paisagem única”. “A pesquisa destaca o facto de poderem ser analisadas diversas questões sobre a necessidade de salvaguarda de uma estrada associada um património muito relevante para a zona dos mármores”, explica.
A campanha de angariação de fundos decorre até ao final do mês de Fevereiro. O orçamento apresentado para a publicação dos 250 exemplares (1800 euros) inclui o trabalho de revisão do texto, design gráfico, capa, impressão e comissão PPL.
Quem quiser contribuir pode fazê-lo em https://ppl.pt/estrada-real